Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Ser feliz, saudável e realizado

Ser feliz, saudável e realizado

Temos de aprender a separar as nossas ervas daninhas, perceber onde estão os espinhos e transformar o nosso jardim num belo roseiral.

Pinterest Google+

Costuma-se desejar que no ano novo se tenha vida nova, mas esta é uma definição de votos um pouco incompleta. Não se trata de termos uma “Vida Nova”, pois não é algo possível de fazer. Seja qual for o momento das nossas vidas, o importante é percebermos que não são as coisas novas que transformam a nossa jornada. Mas sim a forma como nós somos capazes de encarar as dificuldades, os obstáculos, os problemas e até mesmo as alegrias e as realizações.

 

Um dia disseram-me que estamos impregnados por toda a bagagem que carregamos, sendo ela feita de passado e presente. É com essa visão que precisamos de pegar nessa mistura para aprendermos a separar as nossas ervas daninhas, perceber onde estão os espinhos e transformarmos o nosso jardim num belo roseiral.

 

VEJA TAMBÉM: SER FELIZ: REFORCE ESTES PEQUENOS HÁBITOS NO INVERNO

 

É claro que é fácil dizer, o difícil é ser capaz de realizar, sobretudo se sentirmos que o mundo ao nosso redor se desmorona, se o nosso ânimo estiver desnutrido de bons pensamentos e sentimentos. Se o amor próprio estiver ausente e a nutrição física estiver carente. Como fazer então essa transformação?

 

Nada se consegue sem darmos o primeiro passo e esse deve ser feito com segurança assumida de que se quer mudar algo em nós.  Basta por isso, escolher de todos os nossos desequilíbrios aquele que é o menor… resolvendo dia a dia pequenos desconfortos e fazer deles pequenas vitórias, leva-nos a concretizar algo positivo.

 

VEJA TAMBÉM: ESTUDO: O EXERCÍCIO DEIXA-NOS MAIS FELIZES DO QUE O DINHEIRO

 

Pode começar por adotar sete pequenas conquistas diárias, aquelas que eu sei serem as que mais nos preocupam:

 

1 – Dinheiro: de todos os seus rendimentos, separe uma quinta parte para uma poupança. Mesmo que seja muito pouco, sabermos que temos uma reserva dá-nos algum conforto.

 

2 – Peso corporal: mesmo que o seu esteja acima da tabela de IMC recomendada, lembre-se: você é um ser único, com formato único e estrutura única, não pode ser medido igual aos outros. Preocupe-se com qualidade de vida e com estado de saúde metabólica. Geralmente cada um de nós carrega a mais cerca de 5 kgs de retenção líquida. Comece por melhorar o seu consumo de água, para reduzir essa inflamação e com esse passo mudará o peso corporal e o volume visceral e abdominal.

 

3 – Relações: A pessoa mais importante da sua vida é você! Se não estiver bem consigo, não conseguirá estar bem com os outros. Para poder receber precisa de se expor e para isso precisa se doar primeiro.

 

VEJA TAMBÉM: 10 HÁBITOS DOS CASAIS FELIZES SEGUNDO UMA ESPECIALISTA EM RELAÇÕES

 

4 – Trabalho: Se trabalha, mas está insatisfeito e frustrado, faça uma lista e adote novos comportamentos, altere devagar a cada semana uma dessas situações. Caso esteja desempregado, busque por algo que seja capaz de realizar sem depender de uma entidade patronal, veja-se como seu próprio patrão e assuma o comando da sua vida.

 

5 – Saúde: Verifique anualmente, sobretudo no começo de cada ano, o seu estado de saúde geral. Marque uma consulta no seu médico de família. Mais vale prevenir do que mais tarde remediar.

 

6 – Formação: Porque somos seres em transformação e crescimento, também se torna importante que a nossa formação não seja estática. Todos os anos faça algo novo, diferente, atualize o seu saber. Além de poder conhecer outras pessoas, adquirir novos conhecimentos transforma o nosso bem-estar e faz-nos sentir mais seguros em todos os campos da nossa vida.

 

VEJA TAMBÉM: DESENHAR E COLORIR MANDALAS: UMA DAS FÓRMULAS PARA SER FELIZ

 

7 – Lazer: Também é importante e faz parte do bem-estar geral de todos nós. Muda o foco do dia a dia e torna-nos mais felizes. Não precisa de ser nada rebuscado, caro ou complicado. Basta apenas que nos faça bem. Por vezes olhar a natureza e poder disfrutar dela, pode acender em nós a magia que procuramos.

 

Como vê, tudo se conquista e tudo se torna possível se soubermos usar de paciência, calma e acima de tudo determinação e persistência. Mudar a nossa vida é algo possível, basta assumir para si esse poder…

Artigo anterior

A melhor forma de cobrir um espirro

Próximo artigo

As maiores cavernas do mundo