Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Sementes de maçã podem ser venenosas

Sementes de maçã podem ser venenosas

Ingerir duas chávenas de sementes de maçã moídas pode ser fatal. Um grama de sementes de maçã finamente esmagadas ou mastigadas pode fornecer até 0,06-0,24 mg de cianeto, alerta um nutricionista.

Pinterest Google+

As sementes das maçãs quando danificadas podem ser venenosas e até letais em caso de consumo de doses elevadas, de acordo com um artigo do nutricionista Atli Arnarson, publicado no site especializado ‘Authority Nutrition’.

 

A amigdalina, um composto das sementes de maçãs, faz parte das defesas químicas das sementes. É inofensiva na sua forma intacta, mas quando as sementes são danificadas, ao serem mastigadas e digeridas, a amigdalina degrada-se em cianeto de hidrogénio e as sementes tornam-se, portanto, venenosas. Este composto encontra-se em quantidades relativamente elevadas nas sementes de frutos como maçãs, damascos, pêssegos e cerejas, explica o nutricionista

 

Veja também: Chocolate na dieta? Sim, é possível

O cianeto tem sido usado como um veneno ao longo da história. Interfere com o fornecimento de oxigénio às células, e pode levar à morte em poucos minutos com uma dose suficientemente alta, alerta o nutricionista.

 

O consumo de 0,5-3,5 mg  por cada quilo corporal pode levar a envenenamento grave, causa coma, paralisia, insuficiência cardíaca e pulmonar ou mesmo morte. Para um adulto de 81kg, isto equivale a 41-286 mg de cianeto. No caso do consumo de baixas quantidades, os efeitos secundários são mais leves: dor de cabeça, náuseas, vómitos, cólicas no estômago, tonturas e fraqueza. Tudo se resume, em grande parte, ao peso corporal da pessoa que consome. Deste modo, as crianças mais pequenas apresentam maior risco.

 

Veja também: Perca peso a comer às colheradas

 

Num grama de semente de maçã, a quantidade de amigdalina varia de 1 a 4mg, dependendo da variedade, mas a quantidade de cianeto derivado destas sementes é menor.

 

Segundo Atli Arnarson, uma maçã inteira pode conter até 20 sementes. Porém, é improvável a ocorrência de sintomas de mal-estar no caso de engolir sementes de maçã ocasionalmente, até porque estão protegidas contra as enzimas da digestão quando estão inteiras. De qualquer forma, é de evitar dar às crianças e animais domésticos.

 

Artigo anterior

Dê ao seu coração um presente saudável no Dia de São Valentim

Próximo artigo

Cupcake red velvet vegan