Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Semana da Cozinha Italiana no Mundo passa por Portugal

Semana da Cozinha Italiana no Mundo passa por Portugal

São mais de 150 países que durante uma semana celebram aquela que é uma das gastronomias mais apreciadas do mundo, a italiana. Portugal não fica alheio e junta-se a esta iniciativa do Governo italiano, com ofertas deliciosas em três cidades portuguesas. Decorre de 19 a 25 de novembro.

Pinterest Google+
PUB

 

Ainda no âmbito desta localidade italiana, o Instituto Italiano de Cultura vai também receber, no dia 20, um workshop de cozinha regional da Úmbria. O momento contará com a presença da Agri-chef Maria Zappelli e pelos Chefes Fabrizio Gentili e Gigi Catana, que vão confecionar pratos típicos, como o creme de aipo preto, a sopa de lentilhas, strangozzi, creme de grão com açafrão. O workshop tem o preço de 15 euros e decorre entre as 11h00 e as 13h00. A inscrição deve ser feita para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

 

O chef com estrela Michelin, Pasquale Laera, será responsável por um workshop sobre formatos de massa, preparando spaghetti com bottarga e avelãs. O momento irá decorrer na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), no dia 21, destinando-se aos alunos daquela instituição de ensino. Ainda nesse dia, às 19h00, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raimondo Cappa – vencedor de duas competições mundiais, em 1989, em Nápoles – que vai apresentar o Reale Yacht Club Canottieri Savoia de Nápoles, fundado pelo seu avô, em 1893. Posteriormente, haverá uma degustação de práticos típicos da tradição culinária napolitana que se costumam comer a bordo, como a frittata de massa, mozzarella in carrozza e o gattò de batatas, preparados pela Chefe Necci Bertini em colaboração com o Chef Giuseppe Godono. A entrada é livre, mediante reserva para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

 

VEJA TAMBÉM: MASSA, PASTA, DI MASSA, MASSE: O ALIMENTO INTEMPORAL QUE AFINAL FAZ BEM

 

A Chef Necci Bertini vai estar presente num segundo momento, com um workshop no Instituto Italiano de Cultura, entre as 11h00 e as 13h00, com a preparação de pratos típicos napolitanos, onde vão “brilhar” a parmigiana de beringelas e o sartù de arroz. A participação no workshop é feita mediante inscrição para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it e tem um preço de 15 euros por pessoa.

 

Menus na Estação Espacial também têm assinatura Made In Italy

Já no dia 23 de novembro, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raffaele Tiberino que irá contar a história da empresa familiar, iniciada em 1888, na cidade de Bari, e que desde 2007 prepara os menus italianos para os astronautas da Estação Espacial Internacional. De entrada livre, mediante inscrição (para o contacto iiclisbona.reservas@esteri.it), o momento integra também uma degustação de produtos da região Apúlia, tais como a Fregola ai peperoni e as Orecchiette baresi con le cime di rapa, preparada por Raffaele Tiberino e Luciana Pagliara, com a colaboração do Chef Luca Salvadori.

 

Reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade de excelência, os vinhos italianos vão também ter destaque na Semana da Cozinha Italiana. Assim, para sublinhar a importância destes produtos para o país, a Câmara de Comércio Italiana para Portugal, organiza uma prova de vinhos italianos, em colaboração com importadores portugueses. A prova, que se realiza no dia 28 de novembro, às 18h30, é de entrada livre, estando sujeita à disponibilidade de lugares mediante reserva para o e-mail info@ccitalia.pt.

 

VEJA TAMBÉM: GUIA PARA INICIADOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

Workshop de carving e conferência sobre a dieta mediterrânica

No Porto, as iniciativas da Semana da Cozinha Italiana no Mundo começam mais cedo, com um workshop dedicado ao carving, ou seja, à escultura e decoração culinária. O momento tem início às 14h30 e contará com a presença da Chef Graziella Sangemi – campeã do mundo de carving – e da sua equipa, dando a conhecer esta técnica aos alunos daquela instituição de ensino.

 

No seguimento do destaque que as entidades envolvidas em Portugal para a promoção do evento querem atribuir à importância da dieta mediterrânica, a Reitoria da Universidade do Porto recebe, às 9h30, do dia 23, uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com saúde e adesão”. Integrando dois painéis de discussão, a conferência contará com a presença de Sara Rodrigues – professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) – e do médico Cláudio Pulcini, nascido em Roma e que vive atualmente no Porto. De entrada livre, a iniciativa realiza-se em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, da FCNAUP e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal.

 

VEJA TAMBÉM: SABE ESCOLHER O AZEITE CERTO? TIRE O MAIOR PARTIDO DOS SEUS COZINHADOS

 

Ainda no norte do país, de 19 a 25 de novembro, os restaurantes italianos da área metropolitana do Porto aderentes à iniciativa vão apresentar alguns pratos e vinhos considerados “embaixadores da cozinha do Bel Paese”, a um preço especial, através do mote “Rota dos Sabores – I’Italia a tavola”.

 

A terceira cidade portuguesa envolvida na Semana da Cozinha de Itália no Mundo, Loulé, irá acolher um showcooking com jantar, no dia 24 de novembro, às 19h00, no Mercado Municipal de Loulé. Realizada com o apoio da Região Abruzzo e do Pastificio de Cecco, a atividade terá a presença de um chef da Scuola Villa S. Maria Abruzzo, de Itália, para o momento de showcooking. Já o jantar, com disponibilidade para 60 lugares, conta com a participação do desenhador Lucio Trojano que irá fazer caricaturas dos participantes.

 

 

Artigo anterior

Defesas em baixo? Dicas alimentares para combater a candidíase

Próximo artigo

Maioria dos portugueses considera o local de trabalho honesto, mas muitos não denunciam más condutas