Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Semana da Cozinha Italiana no Mundo passa por Portugal

Semana da Cozinha Italiana no Mundo passa por Portugal

São mais de 150 países que durante uma semana celebram aquela que é uma das gastronomias mais apreciadas do mundo, a italiana. Portugal não fica alheio e junta-se a esta iniciativa do Governo italiano, com ofertas deliciosas em três cidades portuguesas. Decorre de 19 a 25 de novembro.

Pinterest Google+
PUB

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Governo italiano, arranca hoje com a sua terceira edição, decorrendo em mais de 150 países em simultâneo, com o objetivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização de cerca de mil atividades. A iniciativa decorre no mundo de 19 a 25 de novembro.

 

Em Portugal, o evento tem uma data mais alargada, desde 16 a 28 de novembro, passando pelas cidades de Lisboa, Porto e Loulé, com 13 iniciativas e um total de 17 restaurantes italianos que se juntam ao evento com a apresentação de menus especiais, baseados no conceito “The Extraordinary Italian Taste”.

 

VEJA TAMBÉM: AFINAL, A PIZZA É SAUDÁVEL OU NÃO?

 

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo apresenta em Portugal um programa recheado de atividades que colocam em destaque regiões e territórios de origem de produtos italianos, assim como a dieta mediterrânica. Degustações de produtos, workshops, provas de vinhos, showcookings, jantares e ainda uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com a saúde e adesão” são algumas das iniciativas promovidas, fazendo chegar a território nacional reputados chefes italianos – entre os quais, Pasquale Laera, distinguido com uma estrela Michelin – e individualidades de destaque como o campeão de vela Raimondo Cappa ou Raffaele Tiberino, cuja empresa familiar prepara refeições para a Estação Espacial Internacional.

 

A iniciativa é concebida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional com um grupo de trabalho que envolve o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o Ministério da Educação, da Universidade e da Investigação e o Ministérios dos Bens e Atividades Culturais, contando ainda com todas as instituições públicas e privadas embrenhadas na promoção Made in Italy e da cozinha italiana. Em Portugal, as iniciativas são da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal, e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto, contando ainda com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.

 

VEJA TAMBÉM: FARFALLE, TORTELLINI, LINGUINE… SABE IDENTIFICAR AS MASSAS?

 

Programa assinala os 150 anos da morte de Rossini

Com o mote “Rossini à mesa”, a Embaixada de Itália em Portugal vai dedicar um jantar, no dia 20 de novembro, a Gioacchino Rossini, associando-se às celebrações que decorrem em todo o mundo nos 150 anos da sua morte. Tendo sido um grande compositor, Rossini foi também um apreciador da boa mesa. O jantar será realizado pelo chef Pasquale Laera, contando ainda com a participação da mezzo-soprano Joana Dinis da Fonseca e do pianista Alessio Vellotti.

 

Também a cidade do Porto tem um momento destinado a homenagear Rossini, no dia 17 de novembro, com um jantar concerto, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, às 20h00. O espetáculo terá como cabeças de cartaz o pianista Marco Brescia e a soprano Rossella Orsini, juntamente com outros músicos convidados, que vão apresentar um programa dedicado ao compositor italiano. Já o menu do jantar, da delegação de Chef da FIC (Federazione Italiana Cuochi Regione Lazio), liderada pela Presidente Graziella Sangemi, vai apresentar receitas rossianas para celebrar o Maestro. A reserva deve ser feita para o contacto ascipsegreteria@gmail.com.

 

VEJA TAMBÉM: GINOS: HÁ UM NOVO ITALIANO EM LISBOA (QUE SE VAI ESTENDER A OUTROS PONTOS DO PAÍS)


Um estrela Michelin e regiões da Úmbria e Nápoles em destaque

São sete as iniciativas promovidas em Lisboa, no âmbito da Semana da Cozinha Italiana no Mundo. No dia 19 de novembro, o Instituto Italiano da Cultura conta com a presença do jornalista, escritor e professor Davide Paolini, o italiano responsável pelo registo, em 1999, a partir da transmissão na rádio 24, de Gastronauta®, de uma marca que define quem escolhe “comer com a própria cabeça”, sem de deixar influenciar pelos lugares comuns.

 

O momento, que tem início às 18h30, prossegue com a apresentação da região italiana da Úmbria, em especial a Valle Umbra e Valnerina, pela instituição Ati3Umbria, que integra uma degustação de vários produtos, entre os quais vinhos DOC e DOCG Sagrantino di Montefalco, açafrão de Cascia e Presunto de Norcia IGP. A iniciativa é de entrada gratuita, sendo necessária uma reserva prévia, através do e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

Artigo anterior

Defesas em baixo? Dicas alimentares para combater a candidíase

Próximo artigo

Maioria dos portugueses considera o local de trabalho honesto, mas muitos não denunciam más condutas