Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Sem Wi-Fi? Saiba como estender a cobertura de rede na sua casa

Sem Wi-Fi? Saiba como estender a cobertura de rede na sua casa

Acabe com as zonas mortas, sem acesso à rede de Internet, com a escolha adequada de um dispositivo que melhore o alcance da sua rede dentro de casa.

Pinterest Google+
PUB

A pandemia tem impulsionado a necessidade de realizar várias atividades por via digital em casa, o que nos leva subitamente a uma nova era tecnológica. Um primeiro passo fundamental para uma melhor adaptação a este novo mundo digital é ter uma boa ligação Wi-Fi em cada canto da casa.

 

Parece lógico, porém, que hoje em dia muitas famílias continuam a lutar com a qualidade da sua experiência em jogos, teletrabalho, videochamadas ou streaming de vídeo em certas divisões da casa.

 

Os repetidores Wi-Fi, que estão ligados perto do router, ligam-se ao sinal emitido pelo router e aumentam-no com maior potência para o propagar por áreas onde anteriormente esse sinal era fraco ou inexistente.

 

Os extensores de cobertura são especialmente indicados em casas de um único andar com várias divisões ou corredores largos. Mas como escolher o seu próximo extensor e desfrutar de uma maior cobertura de uma forma simples?

 

VEJA TAMBÉM: INTERNET: COMO AJUDAR OS JOVENS A COMPREENDEREM OS RISCOS

 

Velocidade e compatibilidade com a norma Wi-Fi

Atualmente, a maioria dos routers e dispositivos suporta duas bandas de dados, 2,4 GHz e 5 GHz, portanto, se quisermos tirar o máximo partido das suas características, o ideal será optar por um repetidor Wi-Fi de banda dupla. Além disso, garantem uma maior velocidade de ligação a todos os dispositivos.

 

Tenha sempre em mente a compatibilidade com a norma de transmissão do seu router, isto é WiFi N (802.11 n), WiFi AC (802.11 ac) ou WiFi 6 e certifique-se de que o extensor suporta a mesma norma para atingir a velocidade Wi-Fi mais alta.

 

Também convém que o seu repetidor tenha pelo menos duas antenas externas. Estes tipos de antenas são mais eficazes do que as antenas internas para aumentar a cobertura e melhorar a estabilidade sem fios.

 

Simplicidade de configuração

Um repetidor Wi-Fi é muito fácil de instalar, basta ligá-lo à corrente e ter o nome da rede e a palavra-passe à mão. No entanto, existe a opção WPS, conhecida como configuração protegida, que facilita ainda mais o início da instalação. Para tal, é suficiente premir o botão elWPS durante dois segundos no seu router e depois fazer o mesmo no botão WPS no seu extensor de alcance.

 

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR PALAVRAS-PASSE ÚNICAS E FÁCEIS DE MEMORIZAR

 

Garantia de segurança

Hoje em dia, é muito importante ter dispositivos que protejam a nossa informação, especialmente se lidarem com dados sensíveis. Para tal, é melhor optar por um repetidor que integre WPA2 + AES, o mais recente padrão em encriptação, o mais seguro até agora que proporcionará a máxima segurança à sua rede.

 

LED indicadores de status

Parece ser um detalhe insignificante, mas é importante. Que o dispositivo tenha uma luz LED de sinal inteligente ajudará a encontrar o melhor local para colocar o repetidor no caminho entre o router e a área onde precisa de estender a cobertura, indicando se a ligação é má, boa ou ótima. Fonte: TP-Link

 

VEJA TAMBÉM:

PROCURA O AMOR NA INTERNET? VEJA ESTES CUIDADOS A TER

COMO PODE O SMARTPHONE AJUDAR A SALVAR-LHE A VIDA?

DICAS PARA CONSEGUIR AFASTAR-SE DO SEU SMARTPHONE

PARA DORMIR BEM É PRECISO DESLIGAR O SMARTPHONE 30 MINUTOS ANTES

 

Artigo anterior

Crumble de maçã: aprenda a fazer esta deliciosa sobremesa

Próximo artigo

Chegue ao verão sem celulite