Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Selante de fissura: o que é e para que serve

Selante de fissura: o que é e para que serve

O selante é um escudo protetor que, ao cobrir as depressões do dente, evita o aparecimento de lesões de cárie.

Pinterest Google+

O selante de fissura é como um “verniz” que reveste a face do dente que apresenta fossas e sulcos (molares e pré-molares) funcionando como um escudo protetor que evita que as bactérias entrem nestes pequenos espaços dos dentes e causem a sua deterioração. A sua aplicação é segura e indolor.

 

Alguns dentes apresentam de forma natural sulcos mais profundos, que precisam de selante, enquanto outros são mais rasos e podem não necessitar dos mesmos.

 

A forma de os aplicar é rápida, levando apenas alguns minutos para cada dente e, após a finalização do procedimento, não se sente nenhuma diferença no dente.

 

Normalmente duram muitos anos, mas em cada consulta o médico dentista irá observar e averiguar se está intacto. Por vezes há a necessidade de substituir o selante para garantir que não há acumulação de alimentos e bactérias por baixo dele. Desta forma, o selante é um escudo protetor que, ao cobrir as depressões do dente, evita o aparecimento de lesões de cárie.

 

Normalmente são aplicados assim que os primeiros dentes permanentes erupcionam, por volta dos 6-7 anos de idade. Os restantes dentes que necessitem deste mesmo procedimento serão selados aquando da sua erupção, entre os 11-14 anos.

 

Embora a superfície de um dente com selante seja mais fácil de manter limpa, a higiene oral diária não deve ser descurada. Dever-se-á escovar os dentes com uma pasta dentífrica após as refeições e deverá realizar da mesma forma as consultas periódicas com o seu médico dentista.

Artigo anterior

Alimentação para uma pele bonita

Próximo artigo

Salada de quinoa e grão com manga e molho de abacate