Home»FOTOS»Sea Life Porto, um mergulho no maravilhoso mundo da vida marinha

Sea Life Porto, um mergulho no maravilhoso mundo da vida marinha

São mais de 400 espécies que representam a vida em diversos ambientes aquáticos: desde as que habitam o rio Douro às que preferem a turbulência da foz, passando pelas que vivem no Oceano Atlântico ou pelas que sobrevivem nas águas tropicais. Tubarões, tartarugas, cavalos-marinhos, estrelas do mar, carpas, trutas, bogas, camarões e muito mais mostram-se no único aquário em Portugal que tem um túnel subaquático. É o Sea Life Porto e faz 10 anos em junho.

Pinterest Google+
PUB

À entrada do Sea Life Porto deixamos para trás um mundo cheio de luz para descobrimos um ambiente mais escuro, tranquilo, e silencioso, de onde sobressai a vida e o movimento dos peixes e de outros animais nos múltiplos aquários que recriam diversos ambientes marinhos à volta do globo. Numa visita, é possível conhecer cerca de 400 espécies diferentes, marinhas e de água doce, que aqui se mostram em 31 aquários. Veja algumas imagens na galeria acima.

 

Começamos por conhecer a carpa, a truta salmonada ou a tainha que fazem vida no rio Douro até à foz. Mas não só. Descobrimos o papel dos rios e da riqueza da vida nas águas doces e nas transitórias para o Oceano Atlântico. Percebemos as especificidades de cada ambiente.  Do Douro diz-se ser um rio indomável, de forte declive e curvas apertadas, com caudais violentos e muitas irregularidades. Ganhamos redobrado respeito pelas espécies que aqui habitam.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE DEVEMOS SEMPRE PROTEGER OS MARES

 

Esta primeira parte da visita é composta pelas criaturas que habitam os rios da zona norte do país, o que espelha a forte ligação do aquário ao local onde está inserido e uma grande vontade de levar miúdos e graúdos a conhecer melhor o mundo que o rodeia, de forma a preservá-lo.

 

Prosseguimos para um novo ambiente. Na zona de fronteira entre o rio e o mar sabemos que gostam de viver o polvo ou o peixe-escorpião. Várias indicações informam-nos sobre as espécies que aqui habitam. E assim prosseguimos a nossa visita, por ambientes de água doce, água salgada e água salgada quente.

 

Nesta viagem pelos oceanos de todo o planeta conhecemos espécies particulares, como o peixe-palhaço, o peixe-dragão, o tubarão-de-pontas-negras, entre muitas outras criaturas. Dois dos mais recentes inquilinos são o tubarão-zebra e a Valentina, a raia bebé que nasceu fruto do amor de duas raias que habitam neste aquário.

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA O QUE OS OCEANOS REPRESENTAM PARA A VIDA NA TERRA

 

Uma das maiores atrações é o túnel subaquático, o primeiro do país e que atravessa mais de 500.000 litros de água, permitindo uma visão da vida marinha de uma perspetiva fantástica e levando os visitantes a sentir-se parte do mundo marinho.

 

Veja aqui as raias ou os tubarões passarem à sua volta, vigiados por uma estátua de Neptuno, o senhor dos mares. Estas águas tropicais mostram ainda uma série de peixes coloridos que nadam a uma velocidade difícil de acompanhar com o olhar.

Artigo anterior

ONU alerta para crise dos polinizadores

Próximo artigo

Estudo pioneiro revela mais de três milhões de portugueses com dor crónica nos Cuidados de Saúde Primários