Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Saúde oral na criança

Saúde oral na criança

Normalmente os primeiros dentes de leite erupcionam entre os 6 a 8 meses de idade, ficando a dentição completa por volta dos 30 a 36 meses.

Pinterest Google+
PUB

Uma pergunta frequente por parte dos pais é qual a idade ideal para levar a criança à primeira consulta de medicina dentária. Esta deve realizar-se quando os primeiros dentes de leite erupcionam, por volta dos 6 meses, ou, no máximo, até ao seu primeiro ano de vida.

 

O objectivo é apostar na prevenção da saúde oral e evitar hábitos prejudiciais que possam existir como, por exemplo, a sucção digital. Se tudo estiver bem, as consultas deverão ser feitas com uma periodicidade de seis meses.

 

Normalmente os primeiros dentes de leite erupcionam entre os 6 a 8 meses de idade, ficando a dentição completa por volta dos 30 a 36 meses. O primeiro dente esfolia entre os 5 a 7 anos, dando início à dentição permanente, que será constituída por 32 dentes, incluindo os sisos que apenas erupcionam por volta dos 17 a 21 anos. Se, ao completar 1 ano de idade, o seu filho não apresentar sinais de erupção dentária, deverá levá-lo a uma consulta de medicina dentária.

 

Durante a erupção dos dentes, a criança pode ter sintomas como gengivas avermelhadas, aumento da salivação, perda de apetite, irritabilidade ou dificuldade em dormir. Se, para além destas queixas, a criança tiver febre, vómitos ou diarreia, aconselha-se a observação por parte do médico pediatra para que possa despistar outra eventual causa.

 

Para aliviar o incómodo da criança, pode limpar a sua boca com uma gaze molhada após as refeições ou utilizar mordedores ou geles apropriados.

Artigo anterior

Como entreter as crianças durante uma viagem

Próximo artigo

Veja como preparar uma Ceia de Natal sustentável