Saúde oral na criança
Normalmente os primeiros dentes de leite erupcionam entre os 6 a 8 meses de idade, ficando a dentição completa por volta dos 30 a 36 meses.

Uma pergunta frequente por parte dos pais é qual a idade ideal para levar a criança à primeira consulta de medicina dentária. Esta deve realizar-se quando os primeiros dentes de leite erupcionam, por volta dos 6 meses, ou, no máximo, até ao seu primeiro ano de vida.
O objectivo é apostar na prevenção da saúde oral e evitar hábitos prejudiciais que possam existir como, por exemplo, a sucção digital. Se tudo estiver bem, as consultas deverão ser feitas com uma periodicidade de seis meses.
Normalmente os primeiros dentes de leite erupcionam entre os 6 a 8 meses de idade, ficando a dentição completa por volta dos 30 a 36 meses. O primeiro dente esfolia entre os 5 a 7 anos, dando início à dentição permanente, que será constituída por 32 dentes, incluindo os sisos que apenas erupcionam por volta dos 17 a 21 anos. Se, ao completar 1 ano de idade, o seu filho não apresentar sinais de erupção dentária, deverá levá-lo a uma consulta de medicina dentária.
Durante a erupção dos dentes, a criança pode ter sintomas como gengivas avermelhadas, aumento da salivação, perda de apetite, irritabilidade ou dificuldade em dormir. Se, para além destas queixas, a criança tiver febre, vómitos ou diarreia, aconselha-se a observação por parte do médico pediatra para que possa despistar outra eventual causa.
Para aliviar o incómodo da criança, pode limpar a sua boca com uma gaze molhada após as refeições ou utilizar mordedores ou geles apropriados.