Sangue do tipo O: os alimentos a ingerir e a evitar
Através de cada tipo de sangue é possível determinar a suscetibilidade às doenças, o tipo de alimentação que favorece o organismo, as carências nutricionais mais comuns e que tipo de exercício físico deve ser praticado por cada pessoa.

Cada tipo sanguíneo transporta uma mensagem genética vinda dos nossos ancestrais que, apesar da distância no tempo, muitos dos seus traços e características, tanto no que respeita ao sistema digestivo como ao sistema imunitário, ainda nos afetam.
Ser do tipo de sangue O, A, AB ou B tem forte influência no organismo, pois determina a eficiência do metabolismo, do sistema imunológico, o estado emocional e até a personalidade de cada indivíduo, além de também promover o bem-estar, diminuir o peso e fortalecer a saúde a partir de uma mudança de hábitos alimentares.
Através de cada tipo de sangue é possível determinar a suscetibilidade às doenças, o tipo de alimentação que favorece o organismo, as carências nutricionais mais comuns e que tipo de exercício físico deve ser praticado por cada pessoa.
Alimentação para o tipo O
Por exemplo, imaginemos uma pessoa com tipo de sangue O puro que quer perder peso e reduz o consumo de proteína animal, aumentando a ingestão de saladas simples ou com hidratos de carbono.
Dificilmente essa pessoa irá perder peso porque o grupo O, sendo considerado Caçador, beneficia com o consumo de proteína (mas não qualquer uma), pois possuem um aparelho digestivo forte e caso contrário aumentam a probabilidade de desenvolver doenças gástricas, como úlceras e gastrites. Contrariamente, o consumo de beringela, couves, abacate e hidratos de carbono com glúten são de evitar.
Quem possui sangue do tipo O tem então, um aparelho digestivo forte e um sistema imunológico resistente, mas normalmente é adverso a mudanças, do ponto de vista pessoal, profissional, alimentar e ambiental. Reage melhor ao stress com atividade física intensa e não com desportos tipo yoga ou meditação.
Assim, as pessoas do grupo O devem evitar ingerir
- Glúten (principalmente do trigo): atua no metabolismo gerando um aumento de inflamação e um abrandamento de todos os processos fisiológicos.
- Lentilhas: dificulta o processo de absorção dos nutrientes.
Couve-flor: interfere com o metabolismo da tiroide (as pessoas de tipo O tendem a apresentar baixos níveis desta hormona). - Feijão roxo e branco: diminui o metabolismo, influenciando a queima de calorias.
- Cafeína: a cafeína aumenta a produção do suco gástrico e os indivíduos do grupo O já produzem muita quantidade de suco gástrico. Neste sentido, o consumo de café deve ser feito de forma pontual.
Para adequar a sua alimentação ao tipo de sangue, deve sempre contactar um profissional de saúde com conhecimentos nesta área, pois o grupo sanguíneo dos progenitores deve ser considerado para um aconselhamento correto e eficiente.
Por Nélia Tavares
Médica dentista especialista em nutrição e bem-estar
VEJA TAMBÉM:
OS 5 ALIMENTOS A EVITAR SE TEM SANGUE TIPO A
OS 5 ALIMENTOS A EVITAR SE TEM SANGUE TIPO B
OS 5 ALIMENTOS A EVITAR SE TEM SANGUE TIPO AB
SANGUE DO TIPO O: OS ALIMENTOS A INGERIR E A EVITAR