Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Sangue do tipo O: os alimentos a ingerir e a evitar

Sangue do tipo O: os alimentos a ingerir e a evitar

Através de cada tipo de sangue é possível determinar a suscetibilidade às doenças, o tipo de alimentação que favorece o organismo, as carências nutricionais mais comuns e que tipo de exercício físico deve ser praticado por cada pessoa.

Pinterest Google+
PUB

Cada tipo sanguíneo transporta uma mensagem genética vinda dos nossos ancestrais que, apesar da distância no tempo, muitos dos seus traços e características, tanto no que respeita ao sistema digestivo como ao sistema imunitário, ainda nos afetam.

 

Ser do tipo de sangue O, A, AB ou B tem forte influência no organismo, pois determina a eficiência do metabolismo, do sistema imunológico, o estado emocional e até a personalidade de cada indivíduo, além de também promover o bem-estar, diminuir o peso e fortalecer a saúde a partir de uma mudança de hábitos alimentares.

 

Através de cada tipo de sangue é possível determinar a suscetibilidade às doenças, o tipo de alimentação que favorece o organismo, as carências nutricionais mais comuns e que tipo de exercício físico deve ser praticado por cada pessoa.

 

Alimentação para o tipo O

Por exemplo, imaginemos uma pessoa com tipo de sangue O puro que quer perder peso e reduz o consumo de proteína animal, aumentando a ingestão de saladas simples ou com hidratos de carbono.

 

Dificilmente essa pessoa irá perder peso porque o grupo O, sendo considerado Caçador, beneficia com o consumo de proteína (mas não qualquer uma), pois possuem um aparelho digestivo forte e caso contrário aumentam a probabilidade de desenvolver doenças gástricas, como úlceras e gastrites. Contrariamente, o consumo de beringela, couves, abacate e hidratos de carbono com glúten são de evitar.

Beringela recheada

Quem possui sangue do tipo O tem então, um aparelho digestivo forte e um sistema imunológico resistente, mas normalmente é adverso a mudanças, do ponto de vista pessoal, profissional, alimentar e ambiental. Reage melhor ao stress com atividade física intensa e não com desportos tipo yoga ou meditação.

 

Assim, as pessoas do grupo O devem evitar ingerir

  • Glúten (principalmente do trigo): atua no metabolismo gerando um aumento de inflamação e um abrandamento de todos os processos fisiológicos.
  • Lentilhas: dificulta o processo de absorção dos nutrientes.
    Couve-flor: interfere com o metabolismo da tiroide (as pessoas de tipo O tendem a apresentar baixos níveis desta hormona).
  • Feijão roxo e branco: diminui o metabolismo, influenciando a queima de calorias.
  • Cafeína: a cafeína aumenta a produção do suco gástrico e os indivíduos do grupo O já produzem muita quantidade de suco gástrico. Neste sentido, o consumo de café deve ser feito de forma pontual.

 

Para adequar a sua alimentação ao tipo de sangue, deve sempre contactar um profissional de saúde com conhecimentos nesta área, pois o grupo sanguíneo dos progenitores deve ser considerado para um aconselhamento correto e eficiente.

 

Por Nélia Tavares

Médica dentista especialista em nutrição e bem-estar

 

VEJA TAMBÉM:

OS 5 ALIMENTOS A EVITAR SE TEM SANGUE TIPO A

OS 5 ALIMENTOS A EVITAR SE TEM SANGUE TIPO B

OS 5 ALIMENTOS A EVITAR SE TEM SANGUE TIPO AB

SANGUE DO TIPO O: OS ALIMENTOS A INGERIR E A EVITAR

 

Artigo anterior

Cinco razões para as crianças não verem Squid Game

Próximo artigo

Sabe a diferença entre um enfarte e um AVC?