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Salxibox, a nova marca de cachorros-quentes 100% portugueses

Afirmam-se como uma marca de ‘salsichas premium’ 100% portuguesa que chegou para revolucionar mercado da street food nacional. Vão estar presentes em vários festivais, nas suas carrinhas elétricas originais, também elas alusivas à identidade e cultura portuguesas.

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Chegou agora ao mercado a verdadeira salsicha portuguesa, com certeza. Chama-se Salxibox e quer revolucionar o mercado de street food em Portugal, começando pelo Sul, de onde o projeto é oriundo.

 

A Salxibox nasceu depois de Paulo Cavaco, um empresário português natural de Aljustrel, mas emigrado no Luxemburgo, ter reparado na qualidade premium que o produto tem no país em que vive há vários anos. Daí partiu a ideia de fazer algo único – trazer este conceito de cachorros-quentes, mas com salsichas cuja fabricação fosse apenas de carne exclusivamente portuguesa. «Devido à naturalidade alentejana do empresário, os sabores teriam necessariamente de ser portugueses e relembrar, dessa forma, o Alentejo», esclarece Ricardo Castanho, responsável pela comunicação da marca.

 

E qual seria o mercado ideal para apostar neste novo conceito? «A salsicha, sendo um snack e comida de rua» só teria sentido ser implementado no mercado da street food, declara. No dia 30 de março, foram colocados os primeiros pontos de venda na rua, trazendo novos sabores às salsichas, confecionadas com peças inteiras de carne de origem nacional, ervas e especiarias. Este é apenas um dos fatores que a distinguem das restantes marcas já existentes na área da street food, revela a marca.

 

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Relativamente às carnes escolhidas, a carne de porco preto e a carne de vaca são as principais apostas da marca, conferindo ao produto, segundo a marca, um sabor diferente e mais apurado, mas com baixo teor de gordura. Com um custo variável entre os 3.50€ e os 4.50€, pode optar por diferentes menus, com quatro tipos de salsichas: a Tradicional, a Portuguesa, a Alentejana e a de Queijo. Contudo, e de acordo com Ricardo Castanho, «a Salxibox prepara-se para lançar em breve dois novos sabores dirigidos a um público cujas preferências incidam numa dieta à base de carnes brancas e vegetais».

 

Também o acompanhamento da salsicha, a mostarda, é outro elemento-chave que faz a diferença. Assentando numa receita própria, cujos ingredientes só quem os confeciona sabe quais são, Susana Gomes, responsável pelo projeto, desvenda que «a matriz do seu sabor está na Dijon. É possível reconhecermos-lhe o paladar, contudo esta tem nuances mais suaves e subtis, o que a torna única».

 

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Por enquanto, a empresa pode ser encontrada na zona sul de Portugal em 17 quiosques móveis que não são nada mais nada menos do que viaturas adaptadas para a confeção e comercialização de comida (neste caso, de ‘hot dogs’). Também nestas viaturas está, mais uma vez, estampada a exclusividade e originalidade da marca, através do seu design. O “Elétrico 28”, os tradicionais “Pão de Forma” e o “Piaggio” são algumas das viaturas mais emblemáticas.

 

O objetivo desta marca portuguesa, que fala já na hipótese de expandir o negócio para a capital, Lisboa, para o centro e para o norte de Portugal, é que «as famílias comam e desfrutem de salsichas de elevada qualidade e dos sabores nacionais de uma forma cómoda e inovadora», através da inserção da salsicha num pão de fabrico próprio que é, posteriormente, colocado numa caixa “push-up”, facilitando assim o consumo. Veja na galeria as fotos deste conceito inovador na gastronomia de rua em Portugal.

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