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Chocolate: Saiba tudo sobre ‘o alimento mais desejado’

A 7 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Chocolate e nós não podíamos deixar passar a data em branco. Sendo este um alimento que é uma ‘perdição’ para muitas pessoas, a MOOD foi falar com alguns especialistas sobre esta ‘maravilha da natureza’. Saiba tudo sobre os benefícios para a saúde, os seus vários tipos e os quais os chocolates mais saudáveis para continuar a ter aquela desculpa para comer o seu pedaço de chocolate diariamente.

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O Dia Mundial do Chocolate degusta-se a 7 de julho. Degusta-se sim, leu bem. Afinal, é o dia em pode e deve comer chocolate sem quaisquer preconceitos, seja em forma de tablete de chocolate, de bebida, gelado, bolachas ou bombons. Neste dia é mandatário consumir uma boa dose de chocolate. De forma a compreender um pouco mais sobre este que é um dos maiores ‘guilty pleasures’ pelos quatro cantos do mundo, a MOOD falou com alguns especialistas sobre a sua importância numa dieta rica e equilibrada.

 

De acordo com Lillian Barros, nutricionista clínica, o facto de se querer perder ou manter o peso ideal para a sua estatura não significa limitar a sua escolha alimentar. «Devemos aprender a tirar partido da comida, ingerindo um pouco de tudo. Se não for em excesso, um “miminho” de vez em quando não é sinónimo de desastre alimentar», explica.

 

 

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Existem alimentos, saborosos e com propriedades nutricionais que «ajudam na produção de serotonina (um neurotransmissor associado ao bem-estar, saciedade, alegria e bom humor), como é o caso dos alimentos ricos em triptofano», afirma, tal como o chocolate.

 

No entanto, há vários tipos de chocolate: o chocolate negro, o de leite e o branco. «O chocolate negro é composto por mais % de cacau, mais matéria pura (negra) e menos manteiga, sendo essencialmente usado para fins culinários. Hoje em dia, devido a várias publicações científicas sobre as características farmacológicas do cacau, também já é utilizado como um nutracêutico (alimento que trata). O chocolate de leite, inventado pelos suíços, é o mais usado para combinar muitas variedades de cacau de diversos países, sendo normalmente misturado com leite condensado. Já o chocolate branco, só por ser um derivado é que se chama chocolate, mas, na verdade, é essencialmente composto por manteiga de cacau, açúcar e leite», explica Paula Mouta, naturopata científica e nutrigenética, no seu livro ‘Chocolate com Poesia’.

 

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Apesar de ter estas três opções, o que traz mais benefícios à saúde é o chocolate negro ou preto (tem estas duas designações). De acordo com um estudo recentemente apresentado por uma equipa de investigação da Universidade de Loma Linda, no estado californiano dos EUA, na Reunião Anual de Biologia Experimental de 2018, consumo de chocolate negro com uma elevada concentração de cacau (70% de Cacau e 30% de açúcar proveniente de cana de açúcar) tem impactos bastante positivos na saúde, tais como a diminuição dos níveis de stress, ações anti-inflamatórias, uma melhoria substancial na memória e no estado de humor, bem como no sistema imunitário. Sendo o cacau uma fonte rica em flavonoides que, por sua vez, é rico em antioxidante, faz deste alimento um nutriente benéfico para a saúde cerebral e cardiovascular.

 

Um dos autores do estudo, Lee Berk explicou no Congresso a importância desta investigação: «Durante anos, analisámos a influência do chocolate amargo nas funções neurológicas do ponto de vista do teor de açúcar – quanto mais açúcar, mais felizes estamos. Esta é a primeira vez que analisamos o impacto de grandes quantidades de cacau em doses tão pequenas quanto uma barra de chocolate de tamanho normal em seres humanos. Os resultados mostram-nos que quanto maior for a concentração de cacau, mais positivo é o impacto na cognição, memória, humor e imunidade.»

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