Home»BEM-ESTAR»CORPO»Saiba o que acontece ao seu cérebro quando para de se exercitar durante 10 dias

Saiba o que acontece ao seu cérebro quando para de se exercitar durante 10 dias

Em pouco mais de uma semana, o fluxo sanguíneo que chega a importantes partes do cérebro reduz significativamente. E os efeitos fazem-se sentir na memória e na aprendizagem.

Pinterest Google+

É do conhecimento geral que fazer exercício faz bem à saúde. E, claro, o cérebro também é beneficiado, nomeadamente melhorando a memória e as capacidades cognitivas. Mas o que acontece quando se para de exercitar fisicamente durante 10 dias? Que efeitos tem esta paragem de estimulação física nos nossos cérebros? Foi o que quiseram saber investigadores da Universidade de Maryland, EUA.

 

Para isso, analisaram 12 atletas acima dos 50 anos, com mais de 15 anos de história de exercício intenso. A estes foi-lhes pedido que cessam durante dez dias consecutivos qualquer atividade intensa, e foram feitas análises antes e depois ao fluxo sanguíneo cerebral em repouso (rCBF).

 

Leia ainda: A melhor hora para treinar

 

A equipa comparou os dados e verificou uma redução significativa do fluxo sanguíneo em várias partes do cérebro, entre elas o hipocampo, conhecido pelo seu papel fulcral na aprendizagem e na memoria, após o período de paragem de exercício físico.

 

A equipa percebeu também, comparando com outros estudos que analisaram o mesmo efeito noutras regiões do corpo, que a paragem de exercício físico rapidamente faz dissipar os seus efeitos positivos no organismo.

 

Veja a galeria: Truques para acelerar o metabolismo

 

«Nós sabemos que o hipocampo desempenha um papel fundamental na aprendizagem e na memória e é umas das primeiras regiões do cérebro a encolher nas pessoas com Alzheimer», explica J. Carson Smith, líder do estudo, em comunicado.

 

O hipocampo costuma encolher em adultos avançados, provocando problemas de demência. Estudos anteriores verificaram que o hipocampo responde positivamente ao exercício físico, aumentando de volume e melhorando a memória. O exercício aeróbico pode assim ajudar a reverter a perda de volume do hipocampo em idades avançadas.

 

Leia ainda: Já ouviu falar em vigorexia?

 

A mensagem é simples, diz Smith: «Se parar de fazer exercício durante 10 dias, tal como vai rapidamente perder a sua condição cardiovascular, também vai verificar uma redução do fluxo sanguíneo ao cérebro».

 

 

Artigo anterior

Gisele Bündchen é a modelo mais bem paga do mundo, mas as instamodels disparam na tabela da Forbes

Próximo artigo

Atinja uma audiência interessante para o seu negócio ou carreira!