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Saiba como substituir a manteiga na sua alimentação

Este é um ingrediente muito presente na cozinha portuguesa, pois confere textura e sabor aos pratos. No entanto, existem alternativas mais saudáveis.

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Está presente na grande maioria dos pequenos-almoços e lanches dos portugueses. Chama-se manteiga e é constantemente excluída da alimentação de quem visa uma vida mais saudável.

 

São vários os motivos que levam as pessoas a deixar de consumir este tipo de gordura saturada e a substitui-la por outro tipo de gordura que pode ser até benéfica, como é o caso das gorduras encontradas no coco e na manteiga de cacau.

 

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A gordura saturada na manteiga já foi identificada, por vários estudos, como uma das causas para o sofrimento de doenças cardíacas. Outros estudos indicam que a manteiga pode aumentar o colesterol mais do que os produtos lácteos. Além disso, sendo a manteiga rica em gordura, é elevada em calorias e baixa em nutrientes. Quem pretende perder peso pode reduzir o seu consumo por este mesmo motivo.

 

Outro motivo que leva à sua substituição é porque algumas pessoas têm alergia ao leite. Apesar de a manteiga ser muito baixa em proteínas, contém uma pequena quantidade de caseína, uma proteína do leite que pode ser alergénica. Os alérgicos ao leite devem evitar completamente o consumo de manteiga, pois as consequências podem ser graves.

 

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Não obstante, as pessoas com intolerância à lactose tendem a tolerar pequenas quantidades de lactose na manteiga sem grandes reações adversas. No entanto, algumas pessoas são mais sensíveis à lactose do que outras e por esse mesmo motivo optam por não comer manteiga de todo.

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