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Como substituir a manteiga na alimentação

Não é só nas torradas e nas sandes. Este é um ingrediente muito presente na cozinha portuguesa, pois confere textura e sabor aos pratos. No entanto, existem alternativas mais saudáveis. Conheça algumas.

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Está presente na grande maioria dos pequenos-almoços e lanches dos portugueses. Chama-se manteiga e é constantemente excluída da alimentação de quem visa uma vida mais saudável. São vários os motivos que levam as pessoas a deixar de consumir este tipo de gordura saturada e a substitui-la por outro tipo de gordura que pode ser até benéfica, como é o caso das gorduras encontradas no coco e na manteiga de cacau.

 

A gordura saturada na manteiga já foi identificada, por vários estudos, como uma das causas para o sofrimento de doenças cardíacas. Outros estudos indicam que a manteiga pode aumentar o colesterol mais do que os produtos lácteos. Além disso, sendo a manteiga rica em gordura, é elevada em calorias e baixa em nutrientes. Quem pretende perder peso pode reduzir o seu consumo por este mesmo motivo.

 

Outro motivo que leva à sua substituição é porque algumas pessoas têm alergia ao leite. Apesar de a manteiga ser muito baixa em proteínas, contém uma pequena quantidade de caseína, uma proteína do leite que pode ser alergénica. Os alérgicos ao leite devem evitar completamente o consumo de manteiga, pois as consequências podem ser graves.

 

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Não obstante, as pessoas com intolerância à lactose tendem a tolerar pequenas quantidades de lactose na manteiga sem grandes reações adversas. No entanto, algumas pessoas são mais sensíveis à lactose do que outras e por esse mesmo motivo optam por não comer manteiga de todo.

 

Gordura na confeção

Na cozinha convencional portuguesa, este é um ingrediente constantemente presente, seja em aperitivos, pratos de carne ou peixe ou em sobremesas. Aliás, a manteiga contribui muito para a maravilhosa textura dos produtos assados, estes ficam mais ricos e saborosos. Sem estas propriedades, os alimentos assados podem ficar insípidos e secos. «A boa notícia é que há uma abundância de deliciosas alternativas à manteiga que podem servir  os mesmos fins na culinária», garante Brianna Elliot, dietista, num artigo publicado no site especializado, ‘Authority Nutrition’.

 

A questão da substituição da manteiga por ingredientes com gorduras saudáveis passa por saber definir que troca deve ser feita para cada tipo de prato. Veja a galeria, no topo deste artigo, com algumas sugestões para fazer essa troca.

 

E se a sua perdição são as torradas com manteiga, saiba que  existem alternativas mais saudáveis. Brianna Elliot sugere que se delicie com a combinação de um pouco de azeite com manjericão e pimenta espalhado por todo o pão.

 

Pode também optar por manteiga de amendoim ou de amêndoa, abacate com ou sem tempero (fica ao seu critério) ou húmus, uma receita muita adorada pela comunidade vegan e não só!

 

Mas existem dois ingredientes que a dietista aconselha a não utilizar como substituto da manteiga, nomeadamente a margarina e o óleo vegetal. «Ambos os produtos são altamente processados e, muitas vezes, incluem gorduras trans inflamatórias», conclui a dietista. Conheça agora algumas alternativas à manteiga na galeria acima.

 

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