Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Sabia que há uma vitamina que pode fazê-lo lembrar-se dos seus sonhos?

Sabia que há uma vitamina que pode fazê-lo lembrar-se dos seus sonhos?

Um novo estudo australiano descobriu recentemente que o truque para se lembrar dos sonhos está na ingestão de uma vitamina específica, a B6. Já que, em média, passamos cerca de seis anos da nossa vida a dormir, ao menos que nos possamos recordar desses momentos. Dizemos-lhe ainda quais os alimentos que ajudam a ter uma maior quantidade dessa vitamina no seu corpo.

Pinterest Google+

O mais recente estudo da Universidade Adelaide, na Austrália, descobriu que há uma vitamina que pode ajudar a lembrarmo-nos dos nossos sonhos. O segredo está na vitamina B6.

 

O estudo, publicado no jornal Perceptual and Motor Skills, contou com a participação de 100 indivíduos australianos divididos em dois grupos, no qual um deles tomava uma dose elevada (240mg) de vitaminas B6 imediatamente antes de dormir, enquanto o outro ingeria placebos, durante cinco dias consecutivos.

 

VEJA TAMBÉM: CURIOSIDADES SOBRE O SONO: DO MEDO DE DORMIR AO SONHAR A PRETO E BRANCO

 

«Os resultados mostraram que tomar a vitamina melhorava a capacidade de estes indivíduos se recordarem dos sonhos que tinham tido, não alterando os padrões de sono dos participantes», diz o autor e investigador Denholm Aspy, da Escola de Psicologia da universidade australiana.

 

Um dos participantes falou sobre a sua experiência: «Parece que, com o passar do tempo, os meus sonhos se tornavam mais claros e fáceis de recordar e, à medida que o dia ia passando, [e ao contrário do que seria de esperar] não me esquecia de fragmentos desses momentos». Em conformidade com o testemunho anterior, um outro indivíduo afirmou: «Os sonhos tornaram-se mais reais. Mal podia esperar para ir para a cama e dormir!»

 

VEJA TAMBÉM: O SIGNIFICADO DE SONHAR COM ANIMAIS

 

Em média, a maioria das pessoas passa cerca de seis anos das suas vidas a sonhar. «Se conseguirmos estar lúcidos nesses momentos e controlar os nossos sonhos, podemos tornar o tempo passado a dormir mais produtivo. O sonho lúcido, no qual é possível saber que está a sonhar enquanto o sonho ainda está a acontecer, tem mutos benefícios, como para ultrapassar pesadelos, tratar fobias, problemas de criatividade, melhorar as capacidades motoras e ainda ajudar na reabilitação de um trauma físico», explica o autor do estudo, Denholm Aspy.

 

Para além de se encontrar presente em suplementos vitamínicos, a vitamina B6 pode também ser obtida através do consumo de vários alimentos, conforme pode verificar na galeria acima.

Artigo anterior

Médicos de clínica geral europeus querem mais formação para tratar obesidade

Próximo artigo

É assim que se faz uma sopa vencedora