Sabia que há uma vitamina que pode fazê-lo lembrar-se dos seus sonhos?
Um novo estudo australiano descobriu recentemente que o truque para se lembrar dos sonhos está na ingestão de uma vitamina específica, a B6. Já que, em média, passamos cerca de seis anos da nossa vida a dormir, ao menos que nos possamos recordar desses momentos. Dizemos-lhe ainda quais os alimentos que ajudam a ter uma maior quantidade dessa vitamina no seu corpo.
O mais recente estudo da Universidade Adelaide, na Austrália, descobriu que há uma vitamina que pode ajudar a lembrarmo-nos dos nossos sonhos. O segredo está na vitamina B6.
O estudo, publicado no jornal Perceptual and Motor Skills, contou com a participação de 100 indivíduos australianos divididos em dois grupos, no qual um deles tomava uma dose elevada (240mg) de vitaminas B6 imediatamente antes de dormir, enquanto o outro ingeria placebos, durante cinco dias consecutivos.
VEJA TAMBÉM: CURIOSIDADES SOBRE O SONO: DO MEDO DE DORMIR AO SONHAR A PRETO E BRANCO
«Os resultados mostraram que tomar a vitamina melhorava a capacidade de estes indivíduos se recordarem dos sonhos que tinham tido, não alterando os padrões de sono dos participantes», diz o autor e investigador Denholm Aspy, da Escola de Psicologia da universidade australiana.
Um dos participantes falou sobre a sua experiência: «Parece que, com o passar do tempo, os meus sonhos se tornavam mais claros e fáceis de recordar e, à medida que o dia ia passando, [e ao contrário do que seria de esperar] não me esquecia de fragmentos desses momentos». Em conformidade com o testemunho anterior, um outro indivíduo afirmou: «Os sonhos tornaram-se mais reais. Mal podia esperar para ir para a cama e dormir!»
VEJA TAMBÉM: O SIGNIFICADO DE SONHAR COM ANIMAIS
Em média, a maioria das pessoas passa cerca de seis anos das suas vidas a sonhar. «Se conseguirmos estar lúcidos nesses momentos e controlar os nossos sonhos, podemos tornar o tempo passado a dormir mais produtivo. O sonho lúcido, no qual é possível saber que está a sonhar enquanto o sonho ainda está a acontecer, tem mutos benefícios, como para ultrapassar pesadelos, tratar fobias, problemas de criatividade, melhorar as capacidades motoras e ainda ajudar na reabilitação de um trauma físico», explica o autor do estudo, Denholm Aspy.
Para além de se encontrar presente em suplementos vitamínicos, a vitamina B6 pode também ser obtida através do consumo de vários alimentos, conforme pode verificar na galeria acima.