Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Sabe que o futuro ainda não existe, certo?

Sabe que o futuro ainda não existe, certo?

Viver o momento presente permite desfrutar melhor da vida e inevitavelmente ter momentos mais felizes. Permite que viva cada momento com afinco e mais atenção.

Pinterest Google+
PUB

Mas, diante de uma realidade tão volátil, repleta de transformações como manter a mente focada no presente? Como pensar no momento presente, se tudo parece tão rápido?

 

Nunca estamos com a mente no agora, no momento que estamos a viver, estamos sempre a pensar na próxima reunião, no que iremos fazer a seguir, no que faremos no fim de semana.

 

E se não estamos a planear, estamos a arrepender-nos de algo que fizemos ou deveríamos ter feito. Simplesmente não nos permitimos usufruir do momento que estamos a viver. Que tortura!  Sempre no passado ou no futuro, nunca no presente.  Sempre ligados a algo, mas nunca no que estamos a fazer.

 

VEJA TAMBÉM: O FENÓMENO DA DEPRESSÃO SAZONAL

 

Mas já pensou que a vida está a acontecer agora? Pensar num futuro que não existe pode limitar e prejudicar o presente. Note que o presente é o que realmente importa. O passado não pode ser alterado, o futuro não existe, o presente, esse cabe-lhe a si escrevê-lo.

 

Quando se foca no presente sem as lembranças do que passou, ou sem os devaneios do futuro, valoriza as atividades diárias, concede-lhe mais atenção e executa-as com mais prazer. A sua produtividade aumenta, aproveita melhor o que faz, valorizando a jornada. A ansiedade tende a desaparecer, o foco muda, agora interessa mais o que pode fazer agora do que como serão as coisas futuramente.  Ganha consciência de que o futuro é uma consequência do presente e que o mais adequado é vive-lo de forma plena.

 

Passa a dar atenção exclusiva ao que faz em cada momento, sem pensar no que vai fazer a seguir. Por exemplo, se está a almoçar, valoriza o almoço, saboreia os alimentos, presta atenção aos sabores.

 

Treine a sua mente para olhar para o presente. É ótimo ter sonhos e objetivos, mas valorize o percurso rumo a esses mesmos sonhos e objetivos.  Não se foque apenas no resultado final, valorize e divirta-se no processo.

 

Esqueça velhos hábitos. Cada dia é uma oportunidade de fazer tudo diferente.  Não olhe para o presente com as lentes do passado. Lembre-se de estar consciente nas coisas que faz diariamente. Cada dia, cada momento, são únicos, aproveite-os. Prometo que a sua vida será mais simples, sem cobranças.

 

Não perca, a partir de agora, mais nenhum segundo da sua vida. Pense nisso!

 

 

 

 

Artigo anterior

O signo de caranguejo em 2022

Próximo artigo

O signo de leão em 2022