Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Sabe o que são mandalas e para que servem?

Sabe o que são mandalas e para que servem?

Pinterest Google+

Certamente já ouviu falar em mandalas ou, pelo menos, já viu esta palavra escrita algures. Se não tem uma ideia precisa acerca do que se trata, então vou falar-lhe um pouco sobre o assunto.

 

Baseia-se em vários símbolos, desenhos, cores, números e até palavras.

 

Se pensar, por exemplo, no símbolo taoísta do yin e yang, no calendário Maia, nos yantras indianos, nas composições tibetanas com areia, nas rosáceas da Catedral de Chartres, em alguns símbolos celtas …, tudo isso são mandalas. Mas, a própria natureza também nos brinda com belíssimas mandalas, como é o caso de algumas flores, frutos e até células. Por exemplo, quando corta uma laranja ao meio, os gomos concêntricos de cada metade formam uma mandala, simples é certo, mas não deixa de o ser.

 

Através dos elementos que as compõem e da energia implícita, as mandalas possibilitam um trabalho interno muito profundo, atuando sobre os nossos hemisférios cerebrais, influenciando a nossa mente e as nossas emoções, ao mesmo tempo que vão contribuindo para a harmonização da nossa energia.

 

Fique então a saber que, ao colorir ou desenhar mandalas, está a fazer um ótimo exercício de introspeção e meditação com efeito terapêutico, ajudando a libertar o stress, a obter autodisciplina, auto- estima, autoafirmação e paz interior, para além de também trabalhar a sua criatividade.

 

A partir do momento em que se consciencialize desta dinâmica, passará a ter um papel mais ativo e positivo no seu equilíbrio, autoaperfeiçoamento e crescimento como ser fantástico que é.

 

E desengane-se quem pensa que colorir é só para crianças. Isso é um preconceito sem fundamento. O efeito relaxante e terapêutico é bom para todos! Insere-se na linha do mindfulness.

 

No caso das crianças, apenas se recomenda que, se usadas numa perspetiva essencialmente terapêutica, o façam a partir dos 7 anos, havendo já muitas escolas, psicólogos, terapeutas e pais que o fazem com grande sucesso.

 

Então, ficou com vontade de desenhar e colorir mandalas? Já tem o seu livro de mandalas? Experimente e veja como se vai sentir bem.

 

Artigo anterior

Os looks da ModaLisboa Together

Próximo artigo

Como o cérebro reage perante conflitos emocionais?