Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Sabe o que é um dream catcher?

Sabe o que é um dream catcher?

Decerto já ouviu falar em dream catcher, filtro de sonhos, caçador de sonhos, espanta pesadelos, … São tudo expressões que designam um símbolo dos costumes e da cultura dos povos indígenas do Norte da América.

Pinterest Google+

Os primeiros dream catcher surgiram na tribo dos Ojibwa, que habitavam a região dos grandes lagos da América do Norte. Para eles, era fundamental saber decifrar os sonhos, pois acreditavam que lhes facultavam importantes mensagens sobre a vida, a natureza e o universo.

 

Segundo esse povo, enquanto se dormia, o ar enchia-se de sonhos e energias (boas e más), desempenhando o dream catcher um meio de proteção e purificação dos sonhos, filtrando e separando as energias e os sonhos negativos. Além disso, o filtro dos sonhos trazia sabedoria e sorte a quem o possuía.

 

Segundo a tradição, o dream catcher, era feito com ramos flexíveis de salgueiro formando um círculo, revestido com tiras de couro, constituindo uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no centro. Este círculo constituía uma mandala, representando a totalidade e o ciclo da vida.

 

VEJA TAMBÉM: NUMEROLOGIA: COMO SERÁ O ANO DE 2018 E O SEU ANO PESSOAL

 

Os fios da teia, presos ao círculo, podiam ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 direções sagradas), 13 pontos (13 luas), variando de acordo com cada tradição e intenção. O círculo era depois adornado com uma pena (preferencialmente de coruja, por significar “sabedoria”), assim como com outras penas, contas, cristais e adereços. As penas simbolizavam a respiração e o ar, elemento essencial para a vida.

 

O dream catcher devia ser pendurado sobre a cama das crianças e dos adultos, num lugar que recebesse luz solar. Os sonhos bons saberiam exactamente aonde ir, conseguindo passar pelo buraco central da teia, enquanto os sonhos ruins ficariam perdidos, acabarim presos nos fios e desaparecendo com os primeiros raios solares.

 

Para o xamanismo, o dream catcher serve como uma mandala para inspirar a criatividade, imaginação e ajudar a transformar todos os sonhos e objetivos em realidade. Atualmente, encontramo-los feitos nos mais variados materiais e cores, servindo também como peça decorativa. Porém, o que diferencia um dream catcher como instrumento de poder de uma peça meramente decorativa é a intenção com que é utilizado.

 

Se o quer utilizar numa perspetiva de proteção, comece por purificar previamente o ambiente e o próprio filtro, colocando depois a sua intenção, pedindo proteção para o lar, a família e os seus pensamentos e sonhos. Veja na galeria acima alguns exempos de dream catchers.

Artigo anterior

Reduza as toxinas na alimentação: da escolha dos alimentos à sua preparação

Próximo artigo

Geração stress: 25% dos jovens sentem-se ansiosos ou stressados diariamente