Há vários tipos de azeite. Sabe escolher o certo?
Virgem extra, virgem ou simplesmente azeite… sabe o que os distingue e para que são indicados? Henrique Herculano, especialista em azeite, deixa algumas recomendações para que saiba identificar o precioso líquido e preservá-lo nas melhores condições.
O azeite e um produto natural, fruto do sumo da azeitona. Porém, existem diferentes ofertas no mercado. Por isso, convém esclarecer as suas classificações comerciais, segundo nos explica Henrique Herculano, engenheiro agrónomo, com especialziaçao em azeite.
Azeite virgem extra
Este é um produto 100% natural, de qualidade superior, ou seja, que nos oferece um conjunto de sensações positivas.
Azeite virgem
Este também é um produto 100% natural, que oferece também sensações positivas, mas com pequenos defeitos sensoriais, originados por ligeiras fermentações, oxidações, ou contaminações, não deixando de ser um produto extremamente saudável.
Azeite
Quando é denominado simplesmente como azeite, trata-se de um produtos que contém azeite refinado e azeite virgem. Este consiste numa mistura de azeite que sofreu uma refinação química, com azeite virgem. Basicamente poderá considerar-se uma diluição de azeite virgem, com menor proporção de alguns dos seus elementos saudáveis que lhe dão cor, cheiro e sabor, mas mantendo a também saudável constituição em triglicéridos, nomeadamente o ácido oleico, monoinsaturado.
Alguns azaites são mais apropriados para um determinado tipo de cozinhados. Na galeria acima, saiba qual a melhor aplicação para cada um e conheça algumas recomendações para que o seu azeite, independentemente do tipo que seja, esteja sempre nas melhores condições.