Home»FOTOS»Sabe escolher o azeite certo? Tire o maior partido dos seus cozinhados

Sabe escolher o azeite certo? Tire o maior partido dos seus cozinhados

Virgem extra, virgem ou simplesmente azeite… sabe o que os distingue e para que são indicados? Henrique Herculano, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, deixa algumas recomendações para que saiba identificar o azeite e preservá-lo nas melhores condições.

Pinterest Google+

O azeite e um produto natural, fruto do sumo da azeitona. Porém, existem diferentes ofertas no mercado. Por isso, convém esclarecer as suas classificações comerciais, segundo nos explica Henrique Herculano, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.

 

Azeite virgem extra

Este é um produto 100% natural, de qualidade superior, ou seja, que nos oferece um conjunto de sensações positivas.

 

Azeite virgem

Este também é um produto 100% natural, que oferece também sensações positivas, mas com pequenos defeitos sensoriais, originados por ligeiras fermentações, oxidações, ou contaminações, não deixando de ser um produto extremamente saudável.

 

 VEJA TAMBÉM: 7 DIAS, 7 MENUS DETOX

 

Azeite

Quando é denominado simplesmente como azeite, trata-se de um produtos que contém azeite refinado e azeite virgem. Este consiste numa mistura de azeite que sofreu uma refinação química, com azeite virgem. Basicamente poderá considerar-se uma diluição de azeite virgem, com menor proporção de alguns dos seus elementos saudáveis que lhe dão cor, cheiro e sabor, mas mantendo a também saudável constituição em triglicéridos, nomeadamente o ácido oleico, monoinsaturado.

 

Alguns azaites são mais apropriados para um determinado tipo de cozinhados. Na galeria acima, saiba qual a melhor aplicação para cada um e conheça algumas recomendações para que o seu azeite, independentemente do tipo que seja, esteja sempre nas melhores condições.

Artigo anterior

Pastilhas elásticas podem ajudar a fornecer vitaminas

Próximo artigo

Baile temático ajuda na luta contra o VIH/Sida