Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Sabe como aquecer ou arrefecer a sua casa de forma sustentável?

Sabe como aquecer ou arrefecer a sua casa de forma sustentável?

O conforto térmico dentro das nossas casas é uma condição extremamente importante quando falamos em bem-estar no nosso lar. E, apesar de existirem variadas formas de climatização de uma casa, nem todas se enquadram num contexto de sustentabilidade ambiental e económica. A crescente preocupação com a redução de custos e impacto ambiental tem vindo a dar lugar a novas tecnologias e métodos de aquecimento das casas.

Pinterest Google+
PUB

2 – Sistemas fotovoltaicos

Já pensou em produzir a sua própria energia elétrica? Portugal é um dos países da Europa com maior radiação solar, devido à sua localização no planeta Terra. Portanto, faz todo o sentido adaptarmos sistemas fotovoltaicos que captem e transformem a energia solar em energia elétrica.

 

3 – Energia geotérmica

Outra solução para aproveitar a energia natural e renovável é utilizar o calor proveniente do interior da Terra. Desta forma, evita o uso de caldeiras mais potentes, gastando e poluindo menos o ambiente. O interesse por este tipo de energia limpa tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos.

 

 4 – Lareiras – recuperadores de água

Uma forma bastante curiosa para otimizar o aproveitamento dos seus recursos em casa é adaptar formas de climatização através de uma lareira.  Assim, enquanto se delicia à lareira da sua casa, ela poderá, ao mesmo tempo, recuperar todo o calor produzido e aquecer a água contida num depósito ou outras divisões da casa por via de aquecimento central a água. Os recuperadores de aquecimento central a água são uma solução bastante sustentável para aquecer os ambientes de um lar.

 

VEJA TAMBÉM: FAIAL, A VERDEJANTE ILHA AÇORIANA

 

VANTAGENS DA CLIMATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

Sistemas alternativos, utilizando energias renováveis como a solar e a geotérmica, possuem investimentos relativamente baixos e proporcionam inúmeras vantagens, como:

– Economia de energia;

– Automatização dos sistemas de climatização;

– Contribui para o bem-estar da natureza;

– Evita desperdícios energéticos;

 

A climatização sustentável, assim como as ações ecológicas e inteligentes, são da responsabilidade de todos nós. Acompanhe as nossas novidades e descubra um mundo mais sustentável e eficiente.

 

Artigo anterior

Sinais de intolerância à lactose

Próximo artigo

Transforme as resoluções de ano novo em hábitos com o método SMART