Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Sabe como aquecer ou arrefecer a sua casa de forma sustentável?

Sabe como aquecer ou arrefecer a sua casa de forma sustentável?

O conforto térmico dentro das nossas casas é uma condição extremamente importante quando falamos em bem-estar no nosso lar. E, apesar de existirem variadas formas de climatização de uma casa, nem todas se enquadram num contexto de sustentabilidade ambiental e económica. A crescente preocupação com a redução de custos e impacto ambiental tem vindo a dar lugar a novas tecnologias e métodos de aquecimento das casas.

Pinterest Google+

Vai construir casa? Pode começar já o projeto da sua casa refletindo sobre possíveis alternativas de climatização mais eficientes e económicas. E nós ajudamos. Conheça alguns aspetos a ter em conta nesta fase inicial:

 

ISOLAMENTO TÉRMICO

Como as paredes das casas são boas condutoras térmicas, durante o inverno a temperatura é perdida para o exterior e no verão o ar quente penetra no interior das residências. É um fenómeno inevitável. E é por isso que, principalmente no inverno, o gasto de energia elétrica tende a aumentar ao final do mês. É necessário recorrer a sistemas de aquecimento para tornar mais confortável os espaços do nosso lar.

 

No entanto, estas trocas térmicas entre ambientes internos e externos podem tornar-se mais diminutas. Caso recorra a sistemas de isolamento térmico mais eficientes pode, sim, reduzir o consumo de energia e emissão de substâncias poluentes para a atmosfera. Isto porque existem muitos materiais isolantes pouco amigos do ambiente e da saúde em geral.

 

VEJA TAMBÉM: COMO CONSTRUIR UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

 

1 – Janelas

As janelas possuem uma função muito importante, pois é através delas que entra a luz solar e ocorre circulação de ar. Para garantir que as temperaturas não são perdidas para o exterior, pode optar por colocar vidros duplos/triplos. Além disso, instalar paredes de vidro em locais estratégicos das divisões pode ser também uma boa opção. Afinal, a luz natural ainda é a mais económica.

 

2 – Telhados

Também os telhados são responsáveis por uma grande troca de calor entre o interior e o exterior da casa. Por isso, devem ser escolhidos os materiais que permitam reduzir esse efeito. Utilizar isolamento térmico refletivo pode ser uma das soluções para manter a casa à melhor temperatura.

 

VEJA TAMBÉM: QUER REDUZIR O USO DE PLÁSTICOS EM SUA CASA?

SISTEMAS SUSTENTÁVEIS

Assim que a construção chega ao fim, é altura de instalar, ou adaptar, sistemas de aquecimento e arrefecimento sustentáveis. E a boa noticia é que já existem variadas soluções inteligentes que atuam no sentido da sustentabilidade ambiental e económica do lar.

 

A tendência para o aumento dos impostos sobre os combustíveis fosseis é inevitável. Devido aos efeitos devastadores que provocam no planeta, é fundamental começarmos a compreender novas formas de habitar. Assim, aproveitar as energias renováveis que a natureza nos oferece parece ser uma excelente opção.

 

1 – Aquecimento solar

Como sabemos, o aquecimento da água é um dos maiores gastos associados a uma casa. E para reduzir essa despesa mensal surgem os sistemas de painéis solares. Estes painéis vão captar a radiação solar e convertê-la em energia térmica que, por sua vez, irá aquecer a água.

Artigo anterior

10 Fest Açores: 10 dias, 10 chefs, 10 jantares para celebrar a riqueza gastronómica dos Açores

Próximo artigo

Fit summer: o que fazer para não perder o ritmo físico no verão