Home»S-Vida»Sabe a diferença entre água azul, verde e cinzenta?

Sabe a diferença entre água azul, verde e cinzenta?

Um dos recursos mais preciosos da Terra está a diminuir e o seu declínio afeta a vida de todos os seres vivos. Mas existem diferentes tipos de água. A Sociedade da Ciência do Solo da América esclarece-os. Dia Mundial da Água assinala-se a 22 de março.

Pinterest Google+
PUB

O que é água azul?

A água azul é a que existe em lagos, rios e reservatórios. É o que você vê nas zonas húmidas, ou pode ser bombeado de aquíferos abaixo da superfície. A água azul disponível é usada para muitos fins, incluindo para consumirmos como água potável.

 

Esta água é usada nas habitações, em empresas e por fabricantes de bebidas. Também é usada na irrigação da agricultura. De facto, a agricultura usa cerca de 70% da água azul  e é por isso que os pesquisadores estão a tentar encontrar maneiras de reutilizar a água nesta área.

 

A água azul é “recarregada” pela precipitação, seja como chuva ou neve derretida. Mas à medida que construímos mais cidades, construímos pavimentos e edifícios, esta água flui para os sistemas de águas pluviais. Pavimento permeável, telhados verdes e outras soluções ajudam a capturar e manter esta água limpa.

 

O que é água verde?

A água verde é a água disponível no solo para plantas e microrganismos do solo. É a água absorvida pelas raízes, utilizada pelas plantas e libertada de volta à atmosfera através do processo de transpiração.

 

A água verde também pode deixar o solo por evaporação ou escoamento subterrâneo, mas é considerada produtiva apenas quando é utilizada para a transpiração das plantas.

 

mangal floresta tropicos

Vários fatores determinam a quantidade de água necessária para que uma planta cresça: a temperatura, a quantidade de sol e vento e a humidade do ar. O objetivo geral é obter mais colheita por gota de água e diminuir a necessidade de irrigação.

 

Algumas soluções para obter mais da água verde são o uso de plantas de cobertura. As culturas de cobertura podem sombrear o solo e diminuir a perda de água da superfície do solo. Da mesma forma, as práticas de plantio direto deixam resíduos da colheita no solo e evitam a evaporação.

 

O que é água cinzenta?

Para complementar a água verde, os cientistas estão a olhar para a água cinzenta. O termo é normalmente aplicado à água que foi usada anteriormente e pode conter algumas impurezas.

 

A água cinzenta tem sido usada por cidades, residências e indústrias. É o efluente que geralmente é tratado e descartado.

 

A natureza faz a água azul e verde. Os humanos produzem – e aprenderam a reutilizar – água cinzenta. Mas quanta água cinzenta pode haver? Na realidade, há muita água cinzenta. Vem de pessoas que lavaram as mãos, lavaram os vegetais ou molharam os pátios.

 

VEJA TAMBÉM: ÁGUA É VIDA E É ESCASSA. VEJA COMO A POUPAR EM CASA

 

Reutilização da água cinzenta?

Além do esgoto doméstico, as indústrias produzem uma quantidade significativa de água cinzenta nas suas operações. Uma grande fábrica de processamento de vegetais consome tanta água quanto uma cidade de 100.000 habitantes. E em muitas áreas a produção de energia usará tanta água quanto a agricultura irrigada.

 

A reutilização da água cinzenta pode diminuir o consumo de energia em até 80%. Como a água já foi bombeada do solo, a energia adicional que seria usada para extrair mais água azul é economizada. Essa reutilização não apenas cria mais água verde para as plantas, mas também economiza água azul, proporcionando vários outros benefícios, defende a Sociedade da Ciência do Solo da América.

 

Embora a água cinzenta precise de ser tratada, ela não precisa ser tratada até um nível puro. Água suficientemente tratada pode ser usada num campo e o solo saudável terminará o tratamento filtrando e removendo produtos químicos, porque o solo é o maior filtro biológico do mundo.

 

 

 

Artigo anterior

Já abraçou uma árvore hoje? Conheça os benefícios para o seu bem-estar

Próximo artigo

Ayurveda: alimentação e estilo de vida na primavera