Home»BEM-ESTAR»CORPO»Rute Caldeira: «O nosso corpo é a maior farmácia topo de gama que existe»

Rute Caldeira: «O nosso corpo é a maior farmácia topo de gama que existe»

Professora de meditação, coach e autora, vai orientar uma sessão de meditação para milhares de pessoas no Wanderlust, o primeiro triatlo de mindfull no mundo a ter lugar em Lisboa, e em mais 60 cidades do mundo, no próximo dia 8 de outubro. Mas, afinal, o que é isto da meditação? Como se faz e que efeitos tem na nossa vida? Rute Caldeira responde e deixa também dicas para quem quiser iniciar-se na prática em casa.

Pinterest Google+
PUB

Na meditação, é usada música calma, taças tibetanas, ente outros instrumentos. Que efeito o som tem no organismo?

Podemos usar som ou não utilizar de todo som numa meditação. O facto de o som servir como um excelente auxiliar é porque todo o nosso corpo funciona a partir de ondas vibracionais e o som é nada mais na menos do que vibração. Quando usamos um som tranquilo e sereno estamos a comunicar com as ondas do nosso corpo, levantou-se a receber uma mensagem de calma E leveza.

 

Porque nos esquecemos do nosso mundo interior?

Sendo objetiva e direta – porque estamos viciados no mundo exterior e em todas as distrações que ele nos oferece. Estamos viciados também no que o outro faz, na forma como o outro vive, como se veste, como se comporta, tudo isto retira-nos a atenção da pessoa mais importante das nossas vidas – nós mesmos.

 

É tão importante cuidar do físico como da mente? Exercita-la também?

Todos nós concordamos que o exercício físico é excelente para a saúde, com os exercícios mentais passa-se exatamente a mesma coisa – nós somos um todo e precisamos olhar e cuidar desse todo. Citando o cientista que estuda a meditação e os seus efeitos cerebrais, Richard Davidson – “se levássemos o treino da mente tão a sério como levamos o treino físico, poderíamos treinar o nosso cérebro para transformar a nossa felicidade”.

 

Veja também: Estratégias nutricionais para aliviar a ansiedade

 

Já interiorizámos que é necessário fazer exercício físico. O que falta fazer para as pessoas começarem também a cuidar da mente?

Infelizmente, as pessoas estão a perceber a importância de cuidar da sua parte mental, precisamente porque estão a ficar doentes, porque estão a atingir limites, porque se estão a sentir infelizes e sufocadas. Isto está a trazer-nos para a importância de cuidar do nosso todo.

 

Que dicas pode dar a quem queira iniciar-se na prática? O que sente a pessoa quando está a meditar?

Primeiro que tudo, penso que é importante a pessoa ir aprender, é necessário saber que técnicas nos podem ajudar a atingir estados meditativo. Não existe um padrão de sentimento quando se medita, a meditação também é ter a capacidade de largar todas as expectativas e aceitar tudo o que se apresentar no nosso mundo interno.

 

Veja agora, na galeria no topo do artigo, como fazer meditação em casa. Para ajudar, poderá ouvir esta música.

Artigo anterior

i-Burguer, agora já pode ir comer hambúrgueres ao hotel

Próximo artigo

Greenfest reúne 20 mil pessoas para um mundo melhor