Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Rui Pedro Meira vai representar Portugal nos European Young Chef Awards

Rui Pedro Meira vai representar Portugal nos European Young Chef Awards

O jovem chef de 19 anos foi o grande vencedor do Minho Young Chef Awards 2019. Será o embaixador português no concurso internacional de gastronomia que irá decorrer em outubro, na Grécia.

Pinterest Google+
PUB

Uma termine de carnes com porco bísaro, carne de vaca cachena, frango, mão de vaca, chouriços, um rolo de folha de arroz com arroz de sarrabulho e cebolas curadas e glaceadas deram o primeiro lugar a Rui Pedro Meira no​ Minho Young Chef Awards 2019 (MYCA) ​. O jovem de 19 anos​ foi o grande vencedor do evento que juntou o talento dos estudantes de gastronomia da região minhota.

 

Rui​ Pedro inspirou-se nas tardes de convívio em família na ​Areosa, em Viana do Castelo para esta receita. «Escolhi o sarrabulho porque recordo-me dos serões em família, da partilha e das horas que passámos à volta da mesa. Como aqui no MYCA, partilhamos o conhecimento com grandes chefs e colegas», explica. Veja imagem do prato no final do artigo

 

VEJA TAMBÉM: AQUASHOW REABRE E ANUNCIA ABERTURA DE PARQUE INDOOR

 

A​ “mantença” do lar do Minho​ é o nome do prato vencedor. ​ A combinação da herança gastronómica com um toque de criatividade e inovação foram decisivos para a escolha do júri. «O Rui Pedro foi um concorrente que se destacou. Apostou na tradição, juntou-lhe originalidade, sem desvirtuar o conceito. É um prato muito minhoto», explica António Loureiro, presidente de júri.

 

O chef estrela Michelin foi um dos membros dos júris que avaliou os nove pratos que os 12 participantes executaram. ​O chef António Vieira, do Wish, o chef Vasco Coelho Santos, do Euskalduna e Semea by Euskalduna, Bruno Almeida, da Adega de Ponte da Barca, Carlos Fernandes, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Olga Matos, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e ​Beatriz Costa, vencedora do MYCA 2018, ajudaram na tomada de decisão como membros do júri.

 

O jovem de 19 anos irá representar o país no concurso internacional European Young Chef Awards, promovida pelo IGCAT, na Ilha de Rodes na Grécia, nos dias 22 a 24 de outubro. «Vou-me dedicar, treinar várias vezes, melhorar e estar a 100% para o EYCA. É uma oportunidade única para aprender, ver a cultura gastronómica dos outros países e partilha de conhecimento», explica Rui Pedro Meira.

 

VEJA TAMBÉM: ADEGGA WINEMARKET REGRESSA AO PORTO COM 120 VINHOS COM MAIS DE 90 PONTOS

 

António Loureiro acredita que o jovem pode ser um forte candidato à vitória portuguesa no European Young Chef Awards. «Tem muito potencial. Conseguiu um prato técnico, com produtos da região de uma forma equilibrada e com um sabor estupendo», descreve o chef conceituado.

 

Estudante de cozinha na ​Escola Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Rui Pedro irá apresentar na Grécia uma lista de ingredientes 100% minhotos:​ carne de vaca cachena, porco bísaro, frango, mão de vaca, chouriço de carne, ossos da suã, rolo de folha de arroz com arroz de sarrabulho, mousse de queijo creme e sangue, crocante de arroz e salsa, crocante de arroz e sangue, cebolas caramelizadas, molho de sarrabulho e rebentos de salsa. O European Young Chef Award é organizado pelo Internacional Institute of Gastronomy, Art and Tourism.

 

Rui Pedro Meira vai representar Portugal nos European Young Chef Awards

 

 

 

Artigo anterior

O mundo espera por si! Um destino por ano...

Próximo artigo

Mais de 4 em cada 10 asmáticos não têm a doença controlada