Home»ATUALIDADE»ENTREVISTAS»Rui Elvas: «Em Portugal, foi reduzido o preconceito em relação ao naturismo»

Rui Elvas: «Em Portugal, foi reduzido o preconceito em relação ao naturismo»

A prática de naturismo está cada vez mais desenvolvida em Portugal, já existem oito praias oficiais para a sua prática e estima-se que sejam cerca de 10 mil os praticantes desta filosofia de vida ligada ao bem-estar pessoal e ao contacto com a natureza. Não é de estranhar, portanto, que seja o país anfitrião, pela primeira vez, do Congresso Mundial do Naturismo, a realizar-se na Costa da Caparica de 11 a 14 de outubro. Mas antes, a 23 de junho, a Praia do Meco vai receber a 6ª edição do evento “Légua Nudista”, uma corrida/caminhada para naturistas, que neste momento conta com 100 inscrições e já alcançou o record de mulheres inscritas. Rui Elvas, um dos organizadores destas iniciativas, conta-nos um pouco mais.

Pinterest Google+

Como define o naturismo e o que leva as pessoas a pratica-lo?

A definição de naturismo consiste num modo de vida em harmonia com a natureza caracterizado pela prática de nudismo em grupo, que tem como intenção favorecer o autorrespeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente.  O naturismo tem como base o respeito por si próprio e pelos demais, assim como a aceitação das diferenças e características pessoais de cada pessoa.

 

No seu caso, porque decidiu ser naturista? Há quanto tempo pratica?

Numa praia em Espanha podia decidir ir para a esquerda e entrar numa zona onde todos estavam vestidos ou optar pela direita e escolher uma zona naturista. A opção foi à direita.

Pratico naturismo há sensivelmente nove anos.

 

Que benefícios traz o naturismo?

Aumento da autoestima, aceitação das nossas imperfeições, liberdade e ausência de preconceitos.

 

VEJA TAMBÉM: PRAIAS DE NUDISMO EM PORTUGAL (PARA SE POR LITERALMENTE AO FRESCO)

 

Existe alguma diferença nos conceitos naturismo e nudismo?

A diferença está basicamente na forma como se vive o naturismo e o nudismo, enquanto que o primeiro se baseia num estilo de vida o outro engloba apenas as pessoas que gostam de estar nuas em ambiente público ou privado. O naturismo tem também mais presente o conceito de respeito pela natureza, pelas práticas mais saudáveis e até pela forma como nos alimentamos.

 

Como Portugal acolhe esta prática? O que falta fazer?

De forma geral foi reduzido o estigma e preconceito em relação ao naturismo e há uma aceitação bastante melhor da sociedade. Basta que a comunidade naturista seja respeitada pela sua escolha sem qualquer recriminação.

 

Existem 8 praias onde é possível praticar nudismo em Portugal. Quais são?

Adiça, Belavista, Meco, Salto, Alteirinhos, Adegas, Barril e Deserta.

 

VEJA TAMBÉM: VAMOS ACAMPAR? SAIBA O QUE LEVAR PARA O ACAMPAMENTO

 

E onde se pode mais praticar?

Em todas as praias onde a prática de naturismo é tolerada por ser “de uso e costume naturista.”


Quais as principais reivindicações dos naturistas? No inverno, por exemplo, onde gostariam de praticar?

Gostaríamos que as praias oficiais tivessem infraestruturas de apoio (bar/restaurante, nadador e fiscalização) tal como acontece com qualquer praia concessionada.

 

Artigo anterior

O essencial para o escritório moderno

Próximo artigo

Primeiro evento dedicado aos espumantes com mais de 100 referências à prova