Home»GLAMOUR»BELEZA»Rotina facial minimalista com apenas quatro cosméticos

Rotina facial minimalista com apenas quatro cosméticos

Em Portugal, usamos cerca de dez produtos cosméticos por dia, entre maquilhagem, produtos de higiene corporal e facial, produtos de tratamento e cremes hidratantes.

Pinterest Google+
PUB

A indústria cosmética é uma das indústrias mais impactantes ao nível da sustentabilidade e por isso, uma das que mais contribui para a degradação do planeta. No entanto, embora as empresas devam ser as principais responsáveis por colocar no mercado produtos e embalagens sustentáveis, nós como consumidores também temos um papel muito importante neste tema.

 

Cerca de 70% dos cosméticos que compramos são deitados ao lixo sem estarem realmente terminados. Isto acontece devido à constante entrada no mercado de novos produtos cosméticos, com novas promessas para a nossa pele, acabando por gerar ansiedade no consumidor que acabada por querer comprar e usar novos produtos cosméticos com muita frequência.

 

VEJA TAMBÉM: APRENDA A DECIFRAR AS EMBALAGENS DOS SEUS COSMÉTICOS

 

Outra questão relevante é o facto de muitas vezes, ser a própria embalagem do cosmético a tornar difícil o uso do produto até ao seu fim. E se é verdade que podemos abrir o cosmético recorrendo a uma tesoura, por exemplo, também é certo que não devemos usar um produto exposto ao ar durante vários dias, já que podemos comprometer o sistema conservante do mesmo, tornando-o perigoso para a nossa pele.

 

Além do impacto no ambiente e também na nossa carteira, o uso de cosméticos em excesso pode ser altamente prejudicial para a pele, provocando alterações dermatológicas com muita frequência.

 

Hoje em dia, muitos de nós procuramos ter uma vida mais minimalista, com menos coisas, menos roupa e assessórios e até menos decoração supérflua na nossa casa. Eu acredito que esta tendência pode e deve ser estendida à cosmética, onde devemos usar apenas os produtos que a nossa pele necessita.

Embora cada pele tenha necessidades distintas de acordo com o seu tipo, idade, questões hormonais, entre outras, deixo-lhe os quatro produtos genéricos que considero essenciais para uma adequada rotina de pele.

 

Sérum de tratamento

Dependendo do nosso tipo de pele e necessidades, devemos escolher séruns de tratamento adequados. No entanto, se apenas deseja ter um sérum para usar quer na rotina de dia, quer na de noite, é importante escolher um produto que não seja fotossensibilizante e que possa usar durante o dia sem qualquer problema. São exemplos deste tipo de produtos séruns com os seguintes princípios ativos: vitamina C, vitamina E, ácido azelaico e DMAE.

 

Protetor solar

O protetor solar é um dos produtos mais importantes na rotina diária da nossa pele. Deve ser aplicado todas as manhãs e removido à noite com um produto de limpeza adequado. É possível encontrar cremes hidratantes com fator de proteção alta ou mesmo protetores solar com cor, que poderão substituir a base de maquilhagem. Desta forma, poderá ter uma opção dois em um para o dia a dia.

 

Creme hidratante

Compre um bom creme hidratante, com a textura adequada ao seu tipo de pele. Não é necessário ter um creme de dia ou de noite, a menos que use um creme de dia com proteção solar. Neste caso, faz sentido ter um creme sem proteção solar para usar na sua rotina de noite.

 

Bálsamo de lábios

Muitas vezes esquecemo-nos de cuidar corretamente dos nossos lábios. A pele dos lábios é bastante sensível e está exposta aos mais diversos fatores. Por isso, devemos mantê-la cuidada e bem hidratada como fazemos com a restante pele do rosto.

 

Escolha um bálsamo com uma textura e formato que lhe agrade para que o possa usar em diferentes momentos do dia. Pessoalmente, recomendo que compre um bálsamo em frasco para que possa usá-lo em modo máscara à noite, e assim reforçar a hidratação dos lábios. Vai senti-los mais hidratados e consequentemente mais preenchidos.

 

 

Artigo anterior

Falar em público: estratégias para acabar com a ansiedade

Próximo artigo

Rota das Tapas regressa com mais tapas e em mais cidades