Rota das camélias: à descoberta destas flores orientais no norte de Portugal
Contrariamente às outras flores, a sua folhagem mantém-se verde todo o ano e produz flores brancas, rosa ou vermelhas. Belas e enigmáticas, foram eleitas pela Chanel como símbolo de elegância e glamour. Pode apreciar a sua beleza in loco em vários espaços mais a norte.
CASA DOS CAMPILHO
Vila de Vidago – Largo do Olmo 5425-000 Vidago
A Casa dos Campilho que inclui uma capela, fonte de mergulho, terreiro e horta com jardim de buchos, no qual se encontram duas árvores de camélias centenárias, provavelmente da época da fundação da casa, que poderá referenciar- se ao final do séc. XVII, início do séc. XVIII. Destaca-se também a existência de uma mina que se pressupõe ter inspirado Camilo Castelo Branco a escrever o seu romance “O Esqueleto”. Esta Casa não está aberta ao público.
Espécies de Camélias predominantes: Camellia japónica
Fotos e texto: Município de Chaves
VEJA TAMBÉM: IDEIAS CRIATIVAS PARA TER FLORES EM CASA
CASA DAS PEREIRAS
Largo Capitão José de Magalhães, 4990-047 Ponte de Lima
Esta Casa do séc. XVII está localizada no centro histórico da vila mais antiga do país, junto à Capela das Pereiras, um dos pontos turísticos mais atrativos da Vila. Este espaço é visitável, mediante marcação prévia e com um custo de 3€ por pessoa, para grupos com 10 ou mais pessoas e com um custe de 5€ para grupos com menos de 10 pessoas. Não tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Espécies de camélias predominantes: Camellia japónica
Fotos e texto: Município de Ponte de Lima
Veja agora, no início do artigo, uma galeria com fotos de camélias e de locais que pode visitar.