Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Rir é mesmo o melhor remédio

Rir é mesmo o melhor remédio

Rir fortalece o sistema imunitário, aumenta a energia, diminui a dor, melhora a autoestima, entre outros efeitos benéficos.

Pinterest Google+
PUB

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” – William Shakespeare.

 

A sabedoria popular refere que “rir é o melhor remédio” e a ciência tem vindo a comprová-lo em vários domínios. Hoje, inclusive, sabe-se que rir sem vontade pode provocar exatamente os mesmos efeitos. Por isso, ria, com ou sem vontade!

 

Ria porque o riso tem um impacto elevadíssimo na saúde física e mental podendo chegar a ter funções terapêuticas. Estudos científicos demonstram que quem ri mais sente-se melhor, vive melhor, adoece menos e vive em regra mais anos. Rir fortalece o sistema imunitário, aumenta a energia, diminui a dor, protege contra os efeitos do stresse, potencia a criatividade e a produtividade, facilita o processo de tomada de decisão e melhora a autoestima.

 

VEJA TAMBÉM: RIR É O MELHOR REMÉDIO E É GRATUITO! CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

 

Lembre-se que não é por acaso, que o riso ganhou um dia para ser celebrado: 18 de janeiro, por isso nesse dia e em todos foque-se em rir!

 

Os estudos da neuropsicologia sustentam que rir é um comportamento que pode ser treinado e quanto mais se pratica mais fácil se torna. Sei, que parece estranho treinar algo que é suposto que seja natural, mas a razão é muito simples, à medida que vamos crescendo rimos cada vez menos. Uma criança saudável ri cerca de 300 vezes ao dia, enquanto um adulto saudável apenas 15 a 100 vezes ao dia e agora choque-se, o idoso menos de 15 vezes ao dia. Por isso urge promover o riso natural ou induzido no nosso dia a dia.

 

Quando rimos o riso provoca uma libertação de energia e vibração em diferentes zonas do corpo ativando cerca de 400 músculos, abdominais faciais e cervicais. A nível cerebral a ativação de vários lobos do cérebro, com produção de diversos neurotransmissores, provoca uma sensação de bem-estar, e auxilia os mecanismos de produção de melatonina ajudando a regular o sono. Ocorre ainda ativação do sistema límbico, essencial para a gestão emocional, do sistema e hormonal e de funções como a memória, além de um aumento dos níveis de oxigénio no corpo, gerando uma sensação de bem-estar.

Ao rir sente-se quase que automaticamente melhor, mais leve. O sorriso interno e externo é um antídoto para o stresse, para as dores e para os conflitos que aparecem diariamente na nossa mente. Sorrir para si e para o mundo, traz ao seu corpo e à sua mente o equilíbrio necessário.

 

Lembre-se que ao rir desconecta a mente, afinal não pensa em mais nada enquanto ri, conferindo-lhe tranquilidade. Em vez de reagir a cada situação do seu dia, porque não agir com um sorriso? Em vez de se culpar, culpar os outros, stressar, lutar, sofrer, experimente rir para toda a sua confusão interna e externa?  Vá lá, experimente, não precisa de sorrir de forma física visível, o sorriso interno já basta para aliviar as questões da mente. E uma mente aliviada, é o melhor antidoto para a doença mental.

 

Por isso ria! O sorriso é de graça, nunca esgota em stock e é verdadeiramente o melhor remédio.

 

Pense nisso!

 

 

 

Artigo anterior

Pecar sem culpa? Conheça os vários tipos de adoçantes

Próximo artigo

Carapaus alimados: saiba preparar este prato típico algarvio