Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Rio Sena vai ter ginásio flutuante movido a pedal

Rio Sena vai ter ginásio flutuante movido a pedal

Uma embarcação de fitness que se move ao longo do rio que atrevessa Paris com a energia dos treinos dos passageiros. Nunca um treino de suor e lágrimas teve uma paisagem tão bonita. O ainda projeto poderá ficar operacional dentro de 18 meses.

Pinterest Google+
PUB

Para quê pagar uma mensalidade no ginásio local quando pode treinar num ginásio flutuante em pleno rio Sena, Paris, num projeto idealizado pelo designer italiano, Carlo Ratti Associati?

 

Para já ainda em fase de projeto, o ‘Paris Navigating Gym’ poderá ficar operacional num espaço de 18 meses. «Nós apresentámos este projeto numa reunião pública recentemente. E os nossos parceiros já desenvolveram estudos técnicos e financeiros que mostram que pode ficar operacional em 18 meses, incluindo o design, construção e fase de testes», disse à Mood Daniele Belleri, responsável de comunicação do atelier Carlo Ratti Associati.

 

Veja também: 10 destinos tendência para 2017

 

O ‘Paris Navigating Gym’ é ‘alimentado’ pelo exercício das pessoas que treinam dentro do mesmo. Com 20 metros de comprimento, o ginásio poderá levar até 45 pessoas e estará equipado com máquinas da ‘Technogym’, que têm a capacidade de aproveitar a energia dos utilizadores para flutuar suavemente pelo rio. Para além da energia humana, o barco será alimentado também por energias renováveis, tais como células fotovoltaicas instaladas na cobertura do ginásio.

 

Ativado por hélices elétricas, o ‘Paris Navigating Gym’ irá navegar ao longo do Sena, proporcionando acesso a quem o quiser experimentar durante todo o ano. Os ecrãs de realidade aumentada instalados no barco mostrarão aos convidados a quantidade de energia proveniente do treino e os dados sobre as condições ambientais do Sena, monitorizados em tempo real por sensores incorporados na embarcação.

 

Veja também: Dormir (literalmente) dentro de quatro paredes geladas

 

Envolvido dentro de uma cobertura de vidro transparente, aberta no verão, o ginásio permite uma visão extraordinária do panorama urbano. E, à noite, o barco pode até ser usado para festas e comemorações.

 

O projeto é inspirado nos barcos Bateaux Mouches que transportam turistas no rio Sena desde o inicio do século XX. «O ‘Paris Navigating Gym’ investiga o potencial do aproveitamento do poder humano. É fascinante ver como a energia gerada por um treino no ginásio pode realmente ajudar a impulsionar um barco. Fornece uma experiência tangível do que está por trás da noção, muitas vezes abstrata, de energia elétrica», expressa Carlo Ratti Associati.

 

Veja também: Os 10 hotéis mais invulgares do mundo

 

O projeto resulta de uma parceria entre o gabinete de design e inovação, Carlo Ratti Associati, o fabricante de equipamento de fitness, Technogym, o grupo de arquitetura, Terreform ONE, e o instituto de reabilitação urbana, Urbem.

 

Um conceito preliminar foi desenvolvido inicialmente pela Terreform ONE, em 2008, para uso em Nova Iorque, EUA. O ‘Paris Navigating Gym’ representa uma evolução desse conceito. Veja na galeria acima imagens do projeto.

 

 

 

Artigo anterior

Sumos de frutas e vegetais são a nova aposta da Vitacress Portugal

Próximo artigo

Sobre o perfecionismo