Home»GLAMOUR»BELEZA»Rinoplastia: Tudo o que precisa de saber sobre o pós-operatório

Rinoplastia: Tudo o que precisa de saber sobre o pós-operatório

A rinoplastia é a cirurgia de correção ou reconstrução do nariz e permite alterar a sua forma quanto ao tamanho e projeção e ainda melhorar a respiração quando assim é necessário.

Pinterest Google+
PUB

Uma das perguntas mais recorrentes sobre a cirurgia plástica da rinoplastia é em relação aos principais cuidados e recomendações que se deve ter no pós-operatório.

 

A rinoplastia é a cirurgia de correção ou reconstrução do nariz e permite alterar a sua forma quanto ao tamanho e projeção e ainda melhorar a respiração quando assim é necessário. Apenas requer um dia de internamento e é praticamente indolor sendo expectável mais desconforto do que dor.

 

Os pacientes ao serem submetidos à rinoplastia devem ter, efetivamente, alguns cuidados nos primeiros dias de recuperação. O pós-operatório imediato da rinoplastia tem a duração de cerca de 7 dias, mas depende sempre do caso em concreto e das características de cada paciente, sendo que pode voltar às atividades laborais na semana seguinte e retomar a atividade física passadas 5/6 semanas.

 

Um dos cuidados é a posição de descanso, tendo uma importância acrescida na recuperação nos dias iniciais, após a cirurgia. Assim sendo, é recomendável que o paciente durma de cabeça elevada, com um ângulo de inclinação de 30º graus, pois isto contribuirá para uma melhor respiração e reduzirá o risco de sangramento nasal.

 

Aconselho, também, o uso de compressas de água gelada com o objetivo de diminuir as áreas roxas das equimoses e edemas, que poderão originar-se à volta dos olhos, nos primeiros dias. O paciente também deverá ter a precaução para não sofrer um traumatismo facial nas primeiras seis semanas seguintes à rinoplastia, de forma a não comprometer o processo de recuperação.

 

Existem outros comportamentos que os pacientes devem adotar no pós-operatório. A alimentação e os hábitos de consumo têm uma importância acrescida no processo de recuperação.

 

Deste modo, o paciente deve evitar fumar ou consumir bebidas alcoólicas; deve comer alimentos mais leves e de fácil mastigação; beber frequentemente água; evitar banhos muito quentes; limpar as narinas com soro fisiológico e proteger a pele, evitando a exposição solar.

 

O resultado definitivo da rinoplastia acontece no mínimo passados seis meses, quando houver a recuperação total do edema.

 

Artigo anterior

Comer ou não chocolate? Encontre o equilíbrio perfeito

Próximo artigo

Apaixone-se pelo seu emprego e tire o máximo partido desse tempo