Home»GLAMOUR»BELEZA»Rinoplastia: descubra como ter o nariz ideal

Rinoplastia: descubra como ter o nariz ideal

Atualmente, a rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns de cirurgia plástica realizados em Portugal. Na maioria das vezes, a dimensão do nariz não é proporcional aos restantes elementos do rosto e bastará eliminar uma característica que o paciente considere negativa para melhorarmos a sua autoestima.

Pinterest Google+

Os principais objetivos desta cirurgia são estéticos e funcionais. A nível estético é possível modificar o tamanho ou o formato do nariz, alterar a dimensão das narinas ou a distância entre o nariz e os lábios. A nível funcional (fisiológico) poder-se-á corrigir a função respiratória. Este tipo de intervenções podem alterar o nariz e como consequência proporcionar uma face totalmente diferente.

 

A nível estético, as áreas mais frequentemente tratadas são o dorso e a ponta nasal. Para uma rinoplastia com vista a um objetivo mais funcional existem várias patologias que podem interferir com a função respiratória, como o desvio do septo nasal e a hipertrofia dos cornetos e pólipos nasais. A cirurgia plástica ao nariz é um procedimento praticamente indolor e a maioria dos pacientes submetidos a rinoplastia sentirá mais desconforto do que dor.

 

Enquanto que a rinoplastia é o tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas e funcionais do nariz, a rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica que com recurso ao ácido hilaurónico que melhora pequenos aspetos da pirâmide nasal. Deste modo, a rinomodelacão é um tratamento médico estético não invasivo e rápido, com resultados imediatos e muito satisfatórios. Através de um procedimento de aplicação de enchimento praticamente indolor, o nariz é harmonizado com o rosto de forma relativamente cómoda, sem anestesia e sem processos complexos.

 

Ao nível de cicatriz é relevante referir que o paciente não fica com qualquer marca na face. Em relação ao processo de pós-operatório é importante salientar que o regresso à atividade profissional é imediato, podendo inclusivamente ser feito numa hora de almoço, não existindo a necessidade de grande repouso. Poderá também retomar a sua atividade física 1 a 2 dias após o procedimento.

 

Na rinoplastia, o resultado definitivo é atingido no mínimo ao fim de seis meses devido ao ligeiro edema do nariz após a cirurgia, que demora a passar. Durante o processo de recuperação poderá regressar ao trabalho ao fim de 1 semana e a atividade física poderá ser retomada ao fim de 5/6 semanas.

 

No pós-operatório, como com qualquer cirurgia, poderá haver algum desconforto e hematomas, principalmente, na parte superior do rosto e à volta dos olhos. Contudo, após os primeiros dias, estes sintomas começam a desaparecer. O penso e os pontos podem permanecer entre cinco a sete dias.

 

Artigo anterior

Prepare-se para dormir bem: dicas de uma médica

Próximo artigo

Balões extravagantes voam sobre a lezíria ribatejana