Home»BEM-ESTAR»CORPO»Retenção de líquidos: como a combater

Retenção de líquidos: como a combater

O corpo humano contém aproximadamente 60% de água, que desempenha um papel fundamental em todos os aspetos da vida. No entanto, a retenção de líquidos é um efeito colateral comum de inflamação crónica e é algo que pode impactar negativamente na aparência, sobretudo quando se quer reduzir volume. Veja como reduzir a retenção de líquidos.

Pinterest Google+
PUB

Faça exercício

O exercício pode ser uma das maneiras mais rápidas de reduzir o peso da água devido à maior produção de suor.

 

Evite o sal

O sal desempenha um papel fundamental no equilíbrio de fluídos. Tente evitar mudanças extremas como a ingestão excessiva de sal ou a eliminação radical de sal na sua alimentação.

 

Durma bem

Uma boa noite de sono pode ajudar o seu corpo a gerir o equilíbrio de fluídos e de sódio e levar à redução do peso da água a longo prazo.

 

VEJA TAMBÉM: TEM SEMPRE FOME? CONHEÇA ESTES TRUQUES QUE AJUDAM A REDUZIR O APETITE

 

Reduza o stress

O stress pode aumentar a produção de cortisol, uma hormona que influencia diretamente a retenção de líquidos.

 

Ajuda dos eletrólitos

Os eletrólitos são minerais com uma carga elétrica como, por exemplo, o magnésio e o potássio. Ambos desempenham papéis importantes no corpo, incluindo a regulação do balanço hídrico. Suplementos de eletrólitos podem ser benéficos se beber muita água, fizer muito exercício físico, viver num clima quente e não consumir alimentos salgados.

 

Tratar com dente de leão

A erva dente de leão é usada na medicina alternativa para tratar a retenção de líquidos. É muitas vezes utilizada por atletas que precisam de perder peso de água.

 

Equilíbrio da água

A desidratação e o excesso de hidratação podem levar à retenção de água. Certifique-se de que bebe quantidades equilibradas de água por dia.

 

Alimentos ricos em potássio

Existem vários alimentos que pode querer incluir na sua dieta para combater a retenção de água, em particular, alimentos ricos em potássio. Alguns exemplos de alimentos aconselháveis são: feijão, vegetais com folha verde, banana, abacate, tomate e iogurte.

 

Cuidado com os hidratos

Faça uma dieta baixa em hidratos de carbono. Eles estão normalmente associados ao ganho de peso.

 

A ajuda da cafeína

Quantidades moderadas de cafeína de café ou chá podem ajudar a libertar o excesso de água.

 

Corte certos alimentos e bebidas

Uma das melhores mudanças que pode fazer é reduzir a ingestão de alimentos processados, bebidas alcoólicas e o consumo excessivo de sal.

 

O papel dos diuréticos

Considere tomar diuréticos prescritos e pilulas de água. Estas substâncias ativam os seus rins para expulsar o excesso de água e sal através da urina. Consulte o seu médico e informe-se melhor.

 

Fonte. Authority Nutrition

 

 

 

Artigo anterior

Compostagem caseira: como gerir os resíduos orgânicos

Próximo artigo

Endometriose: que doença é esta?