Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Restrição de tempo na alimentação pode ajudar na perda de peso

Restrição de tempo na alimentação pode ajudar na perda de peso

A adesão a este método implica que a pessoa coma a sua última refeição do dia a meio da tarde e não volte a comer até ao pequeno-almoço da manhã seguinte.

Pinterest Google+
PUB

Um grupo de investigadores da Universidade de Alabama, EUA, concluiu que a alimentação feita com restrição de tempo reduz as oscilações de fome e altera os padrões de queima de gordura e hidratos de carbono, o que pode ajudar na perda de peso.

 

A adesão a este método implica que a pessoa coma a sua última refeição do dia a meio/final da tarde e não volte a comer até ao pequeno-almoço da manhã seguinte.

 

Veja também: Lanches saudáveis para crianças

 

Esta nova pesquisa sugere que jantar muito cedo, ou mesmo saltar esta refeição, pode ter alguns benefícios na perda de peso, embora sejam precisos estudos adicionais que confirmem a teoria. O corpo humano tem um relógio interno, e muitos aspetos do metabolismo estão no seu bom funcionamento matinal. Portanto, comer em alinhamento com o relógio circadiano do corpo, ou seja, comer mais cedo do que o habitual durante o dia, pode influenciar positivamente a saúde, conclui o estudo, segundo o site  ‘Science Daily’.

 

Veja também: Ovos na alimentação: mitos e realidades

 

Os investigadores acompanharam 11 homens e mulheres com excesso de peso ao longo de quatro dias a comerem entre as 8h e as 14h e quatro dias a comer entre as 8h e 20h. Os pesquisadores testaram o impacto da alimentação precoce com restrição de tempo nas calorias queimadas e o apetite.

 

Os participantes experimentaram os dois horários de refeições descritos, comeram o mesmo número de calorias em ambas as vezes e completaram todos os testes sob supervisão. Apesar de o método não ter afetado o número total de calorias que os participantes queimaram, reduziu a fome diária e aumentou a queima de gordura durante várias horas à noite. Também melhorou a flexibilidade metabólica – capacidade do corpo para alternar entre a queima de hidratos de carbono e a queima de gorduras.

Artigo anterior

Quando Rubbish deixa de ser lixo

Próximo artigo

Vamos jogar às fobias?