Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Resoluções e inspirações ayurvédicas para o Ano Novo

Resoluções e inspirações ayurvédicas para o Ano Novo

O início do ano pode ser um bom momento para estabelecermos novas resoluções e inspirações para a nossa vida. Contudo, na maior parte das vezes, as novas resoluções são desafiantes em termos de cumprimento. As novas rotinas introduzidas gentilmente têm um maior potencial de benefício e sucesso.

Pinterest Google+
PUB

Na Ayurveda, as pequenas mudanças propostas podem ser o catalisador para uma melhoria substancial na nossa qualidade de vida, e ainda assim serem simples de integrar. Os novos hábitos querem-se agregados suave e de forma resiliente na perspetiva da Ayurveda. As novas rotinas introduzidas gentilmente têm um maior potencial de benefício e sucesso.

 

Acordar com os pássaros

A madrugada é a hora mais Sattvica do dia, em que a energia da Terra está mais pura e serena. Acordar cedo deixa o corpo-mente e a alma felizes, saudáveis e livres de stress, com mais energia, mais motivação, mais concentração, mais otimismo, mais tempo livre e maior leveza.

 

Na Ayurveda, é recomendado dormirmos cedo e acordarmos cedo, já que o corpo rejuvenesce mais facilmente se nos deitarmos antes das 22h.  Hoje em dia muitas pessoas deitam-se tarde, e isso começa a perturbar o ciclo biológico natural do corpo, causando fadiga, inquietação, hiperacidez, desequilíbrios na mente, entre outros. Pode ajudar criarmos um Ritual do Sono, e prepararmos o corpo para o descanso.

 

Meditar todos os dias

A nossa mente é diariamente saturada de informação e de estímulos externos que retiram a nossa concentração e tranquilidade. A meditação praticada regularmente funciona como um duche mental diário que remove a acumulação e estagnação mental, e gera um nível mais profundo de relaxamento e contemplação, liberta-nos de preocupações e do stress. Os benefícios da meditação podem proporcionar uma vida calma, pacífica, feliz e relaxada.

 

Podemos, como prática pessoal, ficarmos um pouco na cama pela manhã, reservarmos um momento, talvez cinco a dez minutos, para cultivarmos a nossa presença logo de manhã. Podemos começar por colocar a atenção na respiração, sentirmos o ar, percebermos os sons à nossa volta, abraçarmos o silêncio e simplesmente agradecermos por todas as bênçãos, e coisas boas de cada dia. Também podemos ouvir uma curta meditação gravada, fazermos algumas afirmações, ou entoarmos um Mantra.

 

VEJA TAMBÉM: ATITUDES POSITIVAS PARA 2022

 

Beber um grande copo de água morna

É uma recomendação comum na medicina ayurvédica que todos bebam água morna pela manhã. Algumas pessoas recomendam com limão, outras sem. Na temperatura preferencial, com ou sem frutas cítricas, beber um copo de água morna antes de qualquer outro alimento tem inúmeros benefícios para a saúde geral. Alguns deles incluem uma digestão, metabolismo e eliminação aprimorados. Cada um destes processos, quando na proporção certa, são fundamentais para alcançarmos a saúde plena e equilibrada.

 

Raspar a língua pela manhã

É um hábito rápido, simples e fácil de integrar ao momento da lavagem dos dentes. Enquanto procuramos por um raspador mais adequado podemos usar uma colher. Depois de escovar os dentes, podemos puxar a colher ao longo da camada (geralmente amarela ou branca) da língua e retirar as toxinas residuais que se acumulam na língua durante a noite, denominadas de “Ama” ou matéria alimentar indigesta. Esta pequena rotina pode mudar drasticamente a qualidade da nossa saúde, da nossa digestão, e da apreciação mais consciente dos alimentos.

 

Tornarmos o óleo uma paixão

Vários óleos são usados na Ayurveda para fins medicinais. O óleo de coco, o óleo de amêndoa e o óleo de sésamo são tradicionalmente usados na cozinha, contudo, precisamente por serem óleos alimentares eles têm o potencial de serem melhor absorvidos pela pele, proporcionando uma melhor hidratação. Usarmos óleo no corpo antes do banho promove uma pele saudável, reduz as rugas, hidrata, promove uma circulação saudável e completamente livre de toxicidade. Também é útil como elixir bucal e gargarejo para branquear os dentes, fortalecer os músculos do rosto (reduzir as rugas), reduzir o mau hálito, evitar cáries, entre outras coisas. Podemos misturar açafrão da índia com óleo de coco e criarmos um anti-séptico bucal para obtermos melhores resultados.

 

Uma das coisas mais agradáveis que podemos fazer pelo nosso corpo é realizarmos uma massagem de corpo inteiro com óleo morno logo pela manhã, antes do banho. Uma massagem com óleo tem um efeito calmante no sistema nervoso, melhora a circulação sanguínea, fortalece os ossos, traz brilho à pele e ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Também torna o corpo macio, flexível e forte. A massagem deve ser feita suavemente com óleo de sésamo ou quaisquer óleos com ervas, pois ajuda no rejuvenescimento.

 

Desintoxicarmos o corpo sazonalmente

O início de cada estação do ano convida-nos à flexibilidade e à adaptação. O corpo resiste um pouco à mudança de hábitos, e acumula naturalmente alguma estagnação que precisa de ser liberta. A Ayurveda recomenda uma limpeza interna a cada mudança de estação. A desintoxicação é considerada benéfica principalmente na Primavera, porque é nessa época que toda a natureza rejuvenesce.

 

Passarmos algum tempo na natureza

Existem muitos caminhos para mantermos um estilo de vida saudável e um deles é simplesmente estarmos na natureza. Todos sabemos isso instintivamente, contudo, o tempo que passamos dentro de casa faz-nos esquecer esta forma simples de recuperar o equilíbrio. A natureza oferece-nos graciosamente uma fonte abundante de energia e nutrição para o corpo e a mente. Como numa meditação ativa podemos caminhar ao ar livre, sentir o aroma da natureza, as cores, os sons, abraçarmos as árvores, descansarmos os olhos na linha do horizonte, maravilharmo-nos com uma noite estrelada, e integrarmos o Prana naturalmente disponível.

 

Cultivarmos bons hábitos alimentares

Termos uma boa digestão é um dos pilares para mantermos uma boa saúde e inspiração na Ayurveda, por isso mesmo somos convidados a cultivar e desenvolvermos a capacidade de digerirmos, extrairmos e assimilarmos o melhor que os alimentos têm para oferecer. Existem alguns hábitos alimentares úteis e fáceis de incorporarmos no nosso estilo de vida:

  • O inverno significa comer mais refeições quentes, e o verão pede por refeições mais ligeiras.
  • Comermos com atenção e apreciarmos o sabor de cada pedaço de comida, num ambiente tranquilo.
  • Confecionarmos um prato colorido para ajudarmos a introduzir uma maior variedade de nutrientes.
  • Evitarmos comer quando estivermos tristes ou aborrecidos.
  • Aprendermos a distinguir a fome da sede, e comermos apenas quando temos fome.

 

Desfrutarmos do movimento

O exercício físico é um dos pilares da saúde na Ayurveda, e o Yoga constitui a recomendação complementar e natural no contexto ayurvédico. De qualquer forma, tudo o que nos faça mover, nos energize, e nos traga calma interior e alegria simultaneamente são excelentes formas de nos sentirmos leves e disponíveis para a Vida.

 

Passarmos tempo com quem amamos

A Ayurveda relembra-nos do poder da atenção e da intenção dos nossos pensamentos sobre o nosso bem-estar físico e mental. Um dos exercícios simples para colocarmos isso em prática é refletirmos regularmente na gratidão, exercendo o ditado, “para onde vai a atenção, a energia flui”. Ao mudarmos a nossa atenção para a gratidão, atraímos mais daquilo que amamos. Também por isso é tão importante estendermos a gratidão e a atenção sobretudo àqueles que nos rodeiam e suportam. Desligarmos o telemóvel, o computador e a televisão, e encontrarmos tempo para aqueles que amamos é uma forma de celebrarmos a energia mais terapêutica, regeneradora e gratificante que existe, o Amor.

 

O início de um ano traz-nos a inspiração e o desafio necessário para nos propormos a algo de novo. Cabe-nos a coragem de apanharmos a onda dessa inspiração, criarmos um quadro visionário do nosso ano, semearmos novos hábitos, e termos a resiliência de os cumprir, e cultivarmos perspetivas frescas e ousadas em relação à Vida, que nos permitam tirarmos maior proveito, e realizarmos as melhores Aprendizagens e Evolução possíveis no decorrer do novo Ano.

 

Um Ano Novo feliz e ‘ayurvedicamente’ muito inspirado!

 

Artigo anterior

Quiz: diz-me quem és, dir-te-ei onde passares a Passagem de Ano

Próximo artigo

Dor, tensão muscular e má postura: como resolver?