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Resoluções de segunda-feira mais eficazes do que as de ano novo

Com este método, cada segunda-feira será uma espécie de ‘mini ano-novo’. Assim, tem à sua disposição 52 oportunidades por ano de cumprir os seus objetivos sem falhar (muito).

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Objetivos relacionados com a saúde como, por exemplo, perder peso,  praticar exercício e parar de fumar tendem a fazer parte do topo da lista de resoluções de ano novo. No entanto, dados de um estudo realizado pelas universidades John Hopkins Columbia e Syracuse, EUA, mostram que apenas 8% cumprem as suas resoluções a cada ano.

 

Como tal, a ‘Monday Campaigns’, uma organização americana sem fins lucrativos, associada a escolas de saúde pública, incentiva as pessoas a transformarem as suas resoluções de saúde para o novo ano para ‘resoluções de segunda-feira’, aumentando as hipóteses de sucesso para 52%.

 

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«Usar a segunda-feira para redefinir objetivos, comemorar o progresso e voltar ao caminho certo depois de um fim-de-semana de deslizes pode ajudar as pessoas a permanecerem na corrida a que se comprometeram», diz Lawrence Cheskin, diretor do ‘Johns Hopkins Weight Management Center’, EUA.

 

De acordo com o estudo, as pessoas veem a segunda-feira como um novo começo e estão mais propensas a começar dietas, planos de exercício físico e a parar de fumar do que num outro dia da semana. Além disso, estudos anteriores descobriram que as pesquisas na internet relacionadas com a saúde aumentam à segunda-feira.

 

«Os estudos mostram que as segundas-feiras são uma oportunidade natural de agregar fumadores e de reduzir a probabilidade de recaída. É o janeiro da semana, o dia em que os fumadores procuram ajuda», explica Joanna Cohen, coautora do estudo. «Isto é particularmente importante porque para muitos fumadores pode demorar 30 ou mais tentativas de desistência do vício antes de ser bem sucedido».

 

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Este método também pode ajudar a sustentar comportamentos saudáveis. Cohen cita cinco tópicos para que transforme as suas resoluções de ano novo em resoluções de segunda feira:

  1. Defina metas realistas.
  2. Divida cada objetivo em pequenas etapas.
  3. Faça um plano semanal e anote-o para confirmar.
  4. Partilhe os seus objetivos com aqueles que o rodeiam para obter apoio.
  5. Se falhar, programe um recomeço para a segunda-feira seguinte.

 

Está pronto para fazer a sua lista de resoluções semanais?

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