Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Resiliência: a capacidade de superar obstáculos

Resiliência: a capacidade de superar obstáculos

O nosso dia a dia está repleto de dificuldades e obstáculos que precisamos de vencer e ultrapassar para conseguirmos seguir em frente com a estabilidade emocional adequada. Mas sabemos que nem sempre é fácil “dar a volta”, que nem sempre é fácil continuar a lutar para seguir em frente. O que poderemos então fazer? A resposta é a resiliência.

Pinterest Google+

Lembre-se que a resiliência permite:

– A mudança pessoal através da renovação de energias e da reintegração ou ajustamento a uma nova realidade;

– Fornece a oportunidade de curar velhas feridas;

– Ajuda a descobrir novas formas de lidar com a vida e de nos organizarmos de modo mais eficaz;

– Prepara-nos para lidar com pressões;

– Fornece meios de reduzir pressões desnecessárias, reconhecendo como são criadas e mantidas;

– Desenvolve a capacidade que cada um tem de se adequar e flexibilizar as situações sem perder seus objetivos.

 

Em suma, a pessoa resiliente é aquela que tem a capacidade de aprender, que se respeita, que possui criatividade na solução de problema, habilidade na recuperação da autoestima, autonomia, liberdade e interdependência, capacidade de fazer e manter amigos, disposição para sonhar, sentido de humor e grande variedade de interesses.

 

Veja a galeria: Formas de resistir à pressão

 

Pratique a resiliência e se for caso disso, procure ajuda especializada. A psicologia poderá ajudar a desenvolver a resiliência.

 

O nosso dia a dia está repleto de dificuldades e obstáculos que precisamos vencer e ultrapassar para conseguirmos seguir em frente com a estabilidade emocional adequada. Mas sabemos que nem sempre é fácil “dar a volta”, que nem sempre é fácil continuar a lutar para seguir em frente. O que poderemos então fazer? A resposta é a resiliência.

 

A resiliência pode desenvolver-se?

Sem dúvida, e aquele que não desenvolve a resiliência poderá vir a apresentar quebra de produtividade (nos múltiplos contextos) e desenvolvimento de doenças. Veja na galeria, no início deste artigo, algumas dicas de como desenvolver a resiliência.

 

Artigo anterior

As 10 tendências para a primavera/verão 2016

Próximo artigo

Kim Kardashian vai lançar linha de batons