Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Resiliência: a capacidade de superar obstáculos

Resiliência: a capacidade de superar obstáculos

O nosso dia a dia está repleto de dificuldades e obstáculos que precisamos de vencer e ultrapassar para conseguirmos seguir em frente com a estabilidade emocional adequada. Mas sabemos que nem sempre é fácil “dar a volta”, que nem sempre é fácil continuar a lutar para seguir em frente. O que poderemos então fazer? A resposta é a resiliência.

Pinterest Google+

Mas afinal o que significa resiliência?

À capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas (choque, stress, doença ou morte) chamamos resiliência.

 

A palavra tem sonoridade estranha e significado pouco conhecido, mas pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. É um termo utilizado para definir a capacidade humana de passar por experiências adversas sucessivas, sem prejuízos para o desenvolvimento.

 

A capacidade de resiliência torna possível superar experiências desastrosas e possibilita que nos reconstruamos a cada momento. E os resilientes são aqueles que conseguem vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que elas sejam. Pode ser o desemprego inesperado, a morte de um parente querido, a separação dos pais, a repetição de um ano na escola ou uma catástrofe como um tsunami.

 

Veja a galeria: Tenha um bom dia todos os dias

 

O conceito de resiliência passou de uma fase de “qualidades pessoais”, até ao conceito mais atual de compreende-la como um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-sociocultural em que as pessoas estão inseridas.

 

É uma palavra oriunda da Física e definida como a propriedade pela qual a energia armazenada em um determinado corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica, ou seja, a capacidade de um corpo voltar ao seu estado normal após ter sofrido uma pressão (deformação) que foi removida.

Artigo anterior

As 10 tendências para a primavera/verão 2016

Próximo artigo

Kim Kardashian vai lançar linha de batons