Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Renature: à descoberta da Forest Therapy

Renature: à descoberta da Forest Therapy

A prática ajuda a restabelecer o equilíbrio do nosso sistema nervoso promovendo saúde e bem-estar, funcionando também como um escape para o stress do dia a dia.

Pinterest Google+
PUB

A Renature é uma nova empresa em Portugal que quer trazer para o mercado os comprovados benefícios da Forest Therapy, prática que se inspira na prática japonesa de Shinrin-Yoku, que significa receber a floresta através dos sentidos. A Forest Therapy ou Forest Bathing como também é conhecida, ajuda a restabelecer o equilíbrio do nosso sistema nervoso promovendo saúde e bem-estar, funcionando também como um escape para o stress do dia a dia. A técnica pode ser utilizada como prática individual ou dentro de um programa de desenvolvimento de recursos humanos para as empresas e os seus colaboradores.

 

A Forest Therapy é uma prática ancestral praticada exclusivamente ao ar livre e que obedece a uma sequência definida que permite a indivíduos e equipas alcançarem um ritmo de contemplação e reflexão, convidando as pessoas a experimentarem os prazeres da natureza através dos seus sentidos. É uma prática que beneficia a saúde física, mental, emocional e espiritual.

 

VEJA TAMBÉM: JÁ ABRAÇOU UMA ÁRVORE HOJE? CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA O SEU BEM-ESTAR

 

Maria do Carmo Stilwell, também conhecida por Geeta, é licenciada em Farmácia, tendo trabalhado em multinacionais da área da saúde.  A fundadora da Renature cria e facilita neste projeto programas que promovem o bem-estar e a saúde através de práticas de conexão com a natureza, clean eating e self-care. «O ritmo do dia a dia, a mudança para as grandes cidades, a cada vez maior utilização da tecnologia e, mais recentemente, a pandemia e isolamento social, levaram a que nos afastássemos cada vez mais da natureza, da floresta, das nossas raízes. O objetivo da Renature é voltar a ligar os seres humanos à natureza para que possam restabelecer o equilíbrio, saúde e bem-estar na sua vida, inspirando-os a cuidar do nosso planeta, valorizando a sua herança natural», explica a fundadora da Renature.

 

Os escritórios da empresa são a própria natureza e em Portugal trabalham em 14 florestas, bosques e parques naturais, tais como o Parque Natural de Sintra-Cascais, Monsanto, Boomland, a Mata Nacional do Buçaco, o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural da Serra da Estrela, o Parque Natural Peneda-Gerês, a Serra do Caramulo, a Serra da Lousã ou o Parque Natural Montesinho.

 


 

Programas

Existem diferentes programas estruturados com várias soluções que podem ser colocados em prática em 3 horas, 1 dia, 2 dias e 5 dias. Todos os programas assentam em cinco pilares fundamentais: a ligação com a natureza, a prática de Forest Therapy, o clean eating, a prática de embodiment e muito importante, o desacelerar. O leque de oferta inclui passeios e outros programas realizados a pensar no indivíduo, grupos de amigos ou famílias.

 

Também existem progframas exclusivamente para empresas, com o objetivo de ajudar os gestores a manterem as suas equipas alinhadas neste novo normal.  Programas com nomes e temáticas como Stirring Inspirations, Expanded Clarity e Circle of Wisdom, entre outros, formam as quase 12 soluções que a empresa criou.

 

A Renature baseia os seus programas em evidência científica: «Todas as soluções são criadas com base em estudos e a pensar no que as pessoas e as empresas estão a passar, e como a natureza pode, efetivamente, ser uma enorme aliada», diz Geeta Stilwell.

 

Artigo anterior

Semana Europeia da Vacinação: «As vacinas aproximam-nos»

Próximo artigo

Acabe com o frisado do seu cabelo