Home»BEM-ESTAR»CORPO»Remédios naturais para mulheres

Remédios naturais para mulheres

Usando apenas produtos da natureza, Sofia Loureiro, terapeuta natural e autora do livro ‘Guia de Remédios Naturais para Mulheres’, dá resposta a algumas queixas femininas através da alquimia natural. E nós revelamos-lhe aqui soluções para sete problemas comuns.

Pinterest Google+
PUB

3 – DISMENORREIA (DOR MENSTRUAL)

Corresponde à dor associada ao período menstrual.

Hidroterapia

Aplique calor na área afetada (região pélvica, abdominal e, em alguns casos, parte inferior das costas) com um saco de água quente até alívio da dor.

Como opção pode recorrer a uma bolsa de sementes aquecida ou aplicar compressas quentes.

 

Veja a galeria: Cuidados femininos íntimos a não esquecer

 

4 – VARIZES NAS PERNAS

As varizes são causadas por problemas de circulação nas veias – devido a alterações nas válvulas venosas – o que leva a uma acumulação do sangue e dilatação destes vasos sanguíneos. Os locais mais habituais são as pernas, mas também podem aparecer em outras partes do corpo (ex. esófago, genitais, ânus – cujas varizes designam-se hemorroidas).

 

Remédio caseiro:

Ao deitar, massaje as pernas com óleo de rícino. Vista umas calças de pijama de modo a não manchar os lençóis. Aplique compressas frias de hamamelis e calêndula na área afetada, 1 – 2x ao dia.

 

Avalie os resultados após 6 – 8 semanas. Em caso de flebite e/ou tromboflebite, não recorra a este tratamento.

 

Veja a galeria: Dicas preventivas para uma mulher sexualmente ativa

 

5 – AFRONTAMENTOS
Cerca de 65 – 80% das mulheres sofrem de afrontamentos, ou vagas de calor, durante o climatério (período que engloba a perimenopausa, menopausa e pós-menopausa). Neste período, a redução progressiva de hormonas femininas pode interferir com a atividade do hipotálamo (o nosso “termostato” natural, localizado no encéfalo) o que provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos e ondas de calor.

Remédio caseiro:

Durante um episódio, beba um copo de água fria e molhe as mãos até aos punhos com água fria corrente durante 3 – 5 minutos. Como opção, passe um cubo de gelo pelos punhos. Deixe derreter um cubo de gelo na boca.

Artigo anterior

Nutrir e flutuar: a banhos com a Ayurveda

Próximo artigo

Cavalas e sardinhas: os benefícios das gorduras ómega 3