Home»BEM-ESTAR»CORPO»Remédios naturais para mulheres

Remédios naturais para mulheres

Usando apenas produtos da natureza, Sofia Loureiro, terapeuta natural e autora do livro ‘Guia de Remédios Naturais para Mulheres’, dá resposta a algumas queixas femininas através da alquimia natural. E nós revelamos-lhe aqui soluções para sete problemas comuns.

Pinterest Google+

1 – RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

O edema corresponde à retenção anormal de líquidos nos tecidos. O sintoma mais comum é o inchaço que pode ser detetado em qualquer local do corpo como as mãos (ex. um anel que passa a estar apertado), pés (ex. dificuldade em calçar os sapatos habituais), pernas, tornozelos ou até generalizado (anasarca).

 

Dieta saudável:

O aipo, gengibre, salsa, agrião, alho e cebola, melancia e ananás, são alimentos interessantes a incluir na dieta alimentar. Faça uma dieta rica em vitaminas A, B (+B6), C, E, potássio, cálcio, magnésio, selénio, silício, bioflavonoides e enzimas proteolíticas (ex. papaia, ananás, kiwi, manga, figos). Os suplementos naturais de enzimas (ex. bromelaína, papaína), aminoácidos, picnogenol, superalimentos verdes (ex. erva de trigo, erva de cevada, spirulina, clorela), podem aliviar esta condição.

 

Evite açúcares refinados e derivados, álcool, cafeína, álcool, excesso de sal (não só o adicionado às comidas, mas também o sódio presente nos aperitivos, pickles, enlatados, pizzas pré-preparadas e outros alimentos industriais), dieta baseada em proteína animal, gorduras prejudiciais (ex. embutidos, margarina, molhos pré-preparados, batatas fritas, fritos, bolos, bolachas) e farinhas refinadas.

 

Veja a galeria: Dicionário da saúde feminina


2- SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL
A síndrome pré-menstrual (SPM) afeta um grande número de mulheres durante as 2 – 1 semana que antecedem o período menstrual. São diversos os sintomas associados a esta síndrome (mais de 150) tanto a nível físico (ex. inchaço abdominal, dores de cabeça ou costas, acne, hipersensibilidade mamária, cólicas, retenção de líquidos, desejo de doces) como mental (ex. dificuldade de concentração, fadiga mental, problemas de memória) ou emocional (ex. ansiedade ou depressão, irritabilidade, mudanças bruscas de humor, agressividade).

 

Em geral, considera-se que estamos perante um caso de SPM se os sintomas se repetem durante, pelo menos, 3 ciclos menstruais, antecedendo 2 – 1 semana o período menstrual e desaparecendo depois do mesmo.

 

Florais de Bach: as essências de flores

Selecione os florais mais adequados para si:

– Aspen, medos indefinidos, ansiedade e estado de apreensão.

– Beech, intolerante, crítica com os outros.

– Cherry Plum, falta de controlo, raiva, perde a cabeça.

– Chicory, possessiva, egoísta, quer atenção, ter controlo.

– Crab Apple, não aceita a sua imagem, sentimento de impureza durante a menstruação.

– Elm, sobrecarregada por tarefas, sente que tem demasiadas responsabilidades.

– Heather, obcecada pelos seus problemas, sempre a falar, necessita de muita atenção.

– Gentian, desanima à primeira contrariedade, pessimista.

– Gorse, desepero, falta de esperança.

– Impatients, ritmo acelerado, impaciente, stress.

– Larch, falta de autoconfiança, sentimento de inferioridade.

– Mustard, tristeza, depressão sem motivo aparente.

– Olive, fadiga física e / ou mental.

– Rock Rose, terror, ataque de pânico.

– Scleranthus, mudanças bruscas de humor, oscila entre alegria e tristeza.

– Sweet chestnut, desespero, situação limite.

– Vine, dominadora, inflexível, quer impor a sua vontade, tirana.

– Walnut, para alturas de transição, facilita a adaptação ao período menstrual.

– Willow, ressentimento, sentimento de ser vítima, “coitada de mim”.

 

Combine os florais selecionados numa mistura, usando um máximo de 7 florais de cada vez.

 

Preparação: adicionar 2 – 4 gotas dos florais selecionados a um frasco de vidro conta-gotas de 30ml, de cor âmbar, cheio com água pura (ou filtrada). Acrescente previamente uma colher de chá de brandy ou glicerina vegetal à água, de modo a conservar a mistura. Agitar e tomar 4 gotas, 4x ao dia, debaixo da língua, até ao fim do frasco. Para uma melhoria estável, aconselha-se a toma da mesma mistura de florais durante cerca de 2 meses.

Artigo anterior

Como lidar com a resistência de quem me ouve?

Próximo artigo

Vamos plantar? As cenouras amam os tomates!