Home»GLAMOUR»BELEZA»Remédios caseiros para se livrar da caspa

Remédios caseiros para se livrar da caspa

A descamação excessiva do couro cabeludo é considerada uma dermatite seborreica. Pode causar algum prurido, mas é sobretudo inestética e quem a tem quer ver-se livre dela. Conheça remédios caseiros para acabar com a caspa.

Pinterest Google+
PUB

A caspa é uma descamação da pele do couro cabeludo acompanhada normalmente de prurido e que pode ser bastante incomodativa, não só pela comichão mas também pelos vestígios que deixa na roupa.

 

Não é claro o que causa a caspa, mas acredita-se que estejam envolvidos uma série de fatores genéticos e ambientais. A causa mais comum de caspa é pele seca. Outras possíveis causas são dermatite seborreica, psoríase no couro cabeludo, eczema, sensibilidade a produtos para o cabelo ou fungos semelhantes a leveduras.

 

Não sendo uma questão de saúde grave, a caspa pode ser motivo de incómodo e por vezes até difícil de gerir, mediante as causas subjacentes que a fazem despoletar. Não sendo também curável, é possível controlar-se. Estes são nove remédios caseiros que ajudam a controlar esta condição, segundo os especialistas do site ‘Authorithy Nutrition’.

 

VEJA TAMBÉM: ERROS QUE DANIFICAM O SEU CABELO

 

Remédios caseiros contra a caspa

Óleo da planta do chá – Historicamente, o óleo da árvore do chá tem sido usado para tratar doenças que vão desde a acne à psoríase. Também possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar os sintomas da caspa. De acordo com uma análise, o óleo da árvore do chá é eficaz no combate à estirpe específica do fungo que pode causar tanto a dermatite seborreica como a caspa.

 

Óleo de coco – Bem conhecido pelos seus múltiplos benefícios para a saúde, o óleo de coco também é usado como um remédio natural para a caspa. As propriedades antimicrobianas do óleo de coco podem melhorar a hidratação da pele e reduzir os sintomas de eczema e da caspa. A aplicação de óleo de coco durante oito semanas reduziu os sintomas em 68%, revela o site.

 

Aloé vera – É frequentemente adicionado a produtos para a pele, unguentos, cosméticos e loções. Acredita-se que o aloé vera ajuda a tratar problemas de pele como queimaduras, psoríase e herpes labial. Tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Como resultado, pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir os sintomas da caspa.

 

Reduzir os níveis de stress – Este pode enfraquecer o sistema imunológico e diminuir a capacidade de o corpo combater as infeções que causam a caspa. O stress também precede frequentemente os episódios de dermatite seborreica, uma das causas mais comuns de caspa.

 

 

Vinagre de maça – O vinagre de maçã ajuda a remover as células mortas da pele e a equilibrar o pH do couro cabeludo. Além disso, estudos em tubos de ensaio mostram que pode impedir o crescimento de certos tipos de fungos.

 

Aspirina – Não tomada, mas usada no champô. O ácido salicílico é um dos principais compostos da aspirina, responsável pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Além de ser encontrado na aspirina, o ácido salicílico também existe em muitos shampoos anticaspa. Ajuda a eliminar a pele escamosa e a soltar os flocos, para que possam ser removidos. Experimente esmagar dois comprimidos de aspirina e adicionar o pó ao seu shampoo antes de lavar o cabelo.

 

Ómega 3 – Estes ácidos são importantes para a saúde da pele e podem ajudar a reduzir a inflamação. A sua deficiência pode causar pele seca, cabelos secos e caspa. Por isso, aumente a sua toma. Sardinhas, cavala, salmão e nozes são ricos em ómega 3.

 

VEJA TAMBÉM: MIMAR, NUTRIR E BRILHAR: SAÚDE DO CABELO SEGUNDO A AYURVEDA

 

Probióticos – Os probióticos são um tipo de bactéria benéfica para a saúde, incluindo proteção contra alergias e níveis mais baixos de colesterol. Os probióticos também podem ajudar a melhorar a função imunológica, o que poderia ajudar o corpo a lutar contra as infeções fúngicas que causam a caspa. Um estudo mostrou que tomar probióticos durante 56 dias reduziu significativamente a gravidade da caspa em 60 pessoas.

 

Bicarbonato de sódio – Encontrado em cozinhas de todo o mundo, o bicarbonato de sódio é um remédio rápido, conveniente e prontamente disponível para ajudar a tratar a caspa. Acredita-se que atue como um esfoliante suave para remover células mortas da pele e reduzir a descamação e a comichão. O bicarbonato de sódio também possui propriedades antifúngicas que podem ser benéficas no tratamento da caspa. Experimente aplicar diretamente o bicarbonato de sódio no cabelo molhado e massajar o couro cabeludo. Deixe descansar por um minuto ou dois e lave o cabelo como de costume.

 

Artigo anterior

Sete escapadinhas bem portuguesas

Próximo artigo

Qual é o brinquedo preferido de todos os cães?