Reis do Moscatel de Setúbal: vinhos, gastronomia e música regressam à Rua Augusta
A iniciativa apresenta o melhor que a região de Setúbal tem apara oferecer. Para além dos vinhos e da gastronomia, atuações ao vivo com saxofone e violino animam o Arco da Rua Augusta, em Lisboa.

A segunda edição do evento ‘Reis do Moscatel – Setúbal’ regressa à Rua Augusta, em Lisboa, entre 20 e 22 de setembro. O evento, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, entidade responsável pela certificação deste generoso, traz à capital alguns dos mais relevantes produtores de moscatel de Setúbal e alguma da melhor gastronomia e doçaria regional.
A iniciativa, de acesso livre ao público, terá diariamente uma happy hour de moscatel de Setúbal e sunsets com música ambiente e música ao vivo – atuações ao vivo de saxofone e violino. Para os apreciadores deste generoso, vão existir também provas e harmonizações com produtos da região. A inauguração deste evento tem lugar no dia 20 de setembro pelas 16h30.
O moscatel de Setúbal, apreciado por reis e pelo povo desde tempos imemoriais, diferencia-se de outros moscatéis não só pela origem e qualidade das vinhas, garantida pela designação D.O. Setúbal, mas pelo seu tempo de estágio. Um vinho moscatel de Setúbal é colocado no mercado a partir dos 18 meses de estágio, enquanto um moscatel roxo de Setúbal deve sempre atingir os três anos. Nesta edição 2019 a animação estará aliada ao melhor que a região tem para oferecer.
VEJA TAMBÉM: VINDIMAS EM SETÚBAL: PROGRAMAS NAS ADEGAS E EM CRUZEIROS NO SADO
Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal – produzidos a partir das castas que lhe dão nome – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra.
Os vinhos moscatel de Setúbal são únicos, inimitáveis e a sua longevidade tende para a eternidade. Os vinhos produzidos com a casta branca, Moscatel de Setúbal ou Moscatel de Alexandria, caracterizam-se pelas suas especiais qualidades de aroma e sabores peculiares e inconfundíveis, resultantes da casta que é considerada a mais aromática do mundo e das condições edafo-climáticas da Península de Setúbal.
De cor dourada, que vai do topázio claro ao âmbar, e aroma floral exótico, insinuando a flor de laranjeira e a tília, por vezes rosas, com toques de mel, citrinos, líchias, peras e tâmaras nos vinhos novos e aromas mais complexos e subtis com notas de frutos secos como avelãs, amêndoas e nozes, nos mais velhos. Os vinhos Moscatéis Roxos de Setúbal apresentam um elevado grau de doçura, são muito aromáticos e de sabor persistente. O solar desta casta é a Península de Setúbal.
VEJA TAMBÉM: AS ADEGAS NÃO SERVEM SÓ PARA GUARDAR VINHO
O seu aspeto é bastante diferente da casta branca moscatel de Setúbal. Os seus cachos são pequenos e compactos, de bagos redondos e tom rosado, de extrema doçura. Esta casta, à semelhança do moscatel de Setúbal, tem um perfil aromático riquíssimo e contribui, de forma inequívoca, para as características de aroma e sabor dos vinhos a que dá origem.
Comparativamente, com os vinhos da casta Moscatel de Setúbal, este vinho generoso possui um aroma mais seco e complexo, mas não menos rico, à prova excede as expectativas criadas pelo aroma exibindo um paladar finíssimo onde ressaltam as especiarias e as compotas de ginja e figo.
VEJA TAMBÉM: FORTE DE S. FILIPE: A BELEZA DE UMA FORTALEZA INSPIRADA NUM CASTELO
Horários:
Sexta-feira, 20 de setembro | 14h00 às 22h00
Happy Hour Moscatel – 18H00 às 19H00
Sunset com Live act violino – 19H00 às 21H00
Sábado, 21 de setembro | 14h00 às 22h00
Happy Hour Moscatel – 18H00 às 19H00
Sunset com Live act saxofone – 19H00 às 21H00
Domingo, 22 de setembro | 14h00 às 20h00
Happy Hour Moscatel – 17H00 às 18H00
20H00 – Encerramento – 20H00
Localização: Trecho entre a Rua do Comércio e o Arco da Rua Augusta
Produtores participantes:
Adega Camolas
Adega de Palmela
Adega de Pegões
Casa Ermelinda Freitas
José Maria da Fonseca
MALO Wines
Quinta do Piloto
SIVIPA
Venâncio da Costa Lima