Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Reis do Moscatel de Setúbal: vinhos, gastronomia e música regressam à Rua Augusta

Reis do Moscatel de Setúbal: vinhos, gastronomia e música regressam à Rua Augusta

A iniciativa apresenta o melhor que a região de Setúbal tem apara oferecer. Para além dos vinhos e da gastronomia, atuações ao vivo com saxofone e violino animam o Arco da Rua Augusta, em Lisboa.

Pinterest Google+

A segunda edição do evento ‘Reis do Moscatel – Setúbal’ regressa à Rua Augusta, em Lisboa, entre 20 e 22 de setembro. O evento, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, entidade responsável pela certificação deste generoso, traz à capital alguns dos mais relevantes produtores de moscatel de Setúbal e alguma da melhor gastronomia e doçaria regional.

 

A iniciativa, de acesso livre ao público, terá diariamente uma happy hour de moscatel de Setúbal e sunsets com música ambiente e música ao vivo – atuações ao vivo de saxofone e violino. Para os apreciadores deste generoso, vão existir também provas e harmonizações com produtos da região. A inauguração deste evento tem lugar no dia 20 de setembro pelas 16h30.

 

O moscatel de Setúbal, apreciado por reis e pelo povo desde tempos imemoriais, diferencia-se de outros moscatéis não só pela origem e qualidade das vinhas, garantida pela designação D.O. Setúbal, mas pelo seu tempo de estágio. Um vinho moscatel de Setúbal é colocado no mercado a partir dos 18 meses de estágio, enquanto um moscatel roxo de Setúbal deve sempre atingir os três anos. Nesta edição 2019 a animação estará aliada ao melhor que a região tem para oferecer.

 

VEJA TAMBÉM: VINDIMAS EM SETÚBAL: PROGRAMAS NAS ADEGAS E EM CRUZEIROS NO SADO

 

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal – produzidos a partir das castas que lhe dão nome – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra.

 

Os vinhos moscatel de Setúbal são únicos, inimitáveis e a sua longevidade tende para a eternidade. Os vinhos produzidos com a casta branca, Moscatel de Setúbal ou Moscatel de Alexandria, caracterizam-se pelas suas especiais qualidades de aroma e sabores peculiares e inconfundíveis, resultantes da casta que é considerada a mais aromática do mundo e das condições edafo-climáticas da Península de Setúbal.

 

De cor dourada, que vai do topázio claro ao âmbar, e aroma floral exótico, insinuando a flor de laranjeira e a tília, por vezes rosas, com toques de mel, citrinos, líchias, peras e tâmaras nos vinhos novos e aromas mais complexos e subtis com notas de frutos secos como avelãs, amêndoas e nozes, nos mais velhos. Os vinhos Moscatéis Roxos de Setúbal apresentam um elevado grau de doçura, são muito aromáticos e de sabor persistente. O solar desta casta é a Península de Setúbal.

 

VEJA TAMBÉM: AS ADEGAS NÃO SERVEM SÓ PARA GUARDAR VINHO

 

O seu aspeto é bastante diferente da casta branca moscatel de Setúbal. Os seus cachos são pequenos e compactos, de bagos redondos e tom rosado, de extrema doçura. Esta casta, à semelhança do moscatel de Setúbal, tem um perfil aromático riquíssimo e contribui, de forma inequívoca, para as características de aroma e sabor dos vinhos a que dá origem.

 

Comparativamente, com os vinhos da casta Moscatel de Setúbal, este vinho generoso possui um aroma mais seco e complexo, mas não menos rico, à prova excede as expectativas criadas pelo aroma exibindo um paladar finíssimo onde ressaltam as especiarias e as compotas de ginja e figo.

 

VEJA TAMBÉM: FORTE DE S. FILIPE: A BELEZA DE UMA FORTALEZA INSPIRADA NUM CASTELO

 

Horários:

Sexta-feira, 20 de setembro | 14h00 às 22h00

Happy Hour Moscatel – 18H00 às 19H00

Sunset com Live act violino – 19H00 às 21H00

 

Sábado, 21 de setembro | 14h00 às 22h00

Happy Hour Moscatel – 18H00 às 19H00

Sunset com Live act saxofone – 19H00 às 21H00

 

Domingo, 22 de setembro | 14h00 às 20h00

Happy Hour Moscatel – 17H00 às 18H00

20H00 – Encerramento – 20H00

 

Localização: Trecho entre a Rua do Comércio e o Arco da Rua Augusta

 

Produtores participantes:

Adega Camolas

Adega de Palmela

Adega de Pegões

Casa Ermelinda Freitas

José Maria da Fonseca

MALO Wines

Quinta do Piloto

SIVIPA

Venâncio da Costa Lima

 

 

 

Artigo anterior

Há crianças que consomem excesso de sal. Como reverter a situação?

Próximo artigo

Estes são os 13 perfis de turistas gastronómicos. Qual é o seu?