Home»GLAMOUR»MODA»Reino Unido proíbe anúncio da Miu Miu

Reino Unido proíbe anúncio da Miu Miu

A autoridade reguladora da publicidade no Reino Unido proibiu a reprodução da nova campanha da Miu Miu protagonizada por uma modelo de 22 anos devido à sexualização da imagem das menores

Pinterest Google+

A ASA (a autoridade que regula a publicidade no Reino Unido) acabou de proibir a reprodução de um anúncio da Miu Miu publicado este mês numa página dupla da edição britânica da Vogue. Na imagem da campanha primavera-verão, uma jovem modelo aparece deitada numa cama com uma atitude sedutora, vista através de uma porta entreaberta.

A decisão foi tomada no seguimento de uma denúncia de um leitor, que argumentou que a modelo parece uma menina vestida de adulta e a sua atitude sexual torna o anúncio ofensivo e irresponsável. Apesar da modelo Mia Goth ter 22 anos de idade, a ASA aceitou as acusações do leitor.

A Miu Miu é uma segunda linha da marca Prada que, em declarações oficiais, explicou que a ideia da campanha fotografada por Steven Meisel é “colocar o espetador no coração de uma história multidimensional com múltiplas salas”. A casa de moda negou a intenção de dar um tom sexual à campanha.

Ainda assim, a ASA concluiu que o ar jovem da modelo, com pouca maquilhagem e roupas que parecem demasiado grandes para o seu corpo esguio, podem levar o espetador a pensar que ela tem 16 anos.

A modelo está encostada a uma cama, olhando diretamente a câmara através de uma porta, o que lhe confere um ar vulnerável e a imagem tem um tom voyeurista”, declara a ASA no comunicado publicado na sua página de internet. “Consideramos que a sua aparência infantil, conjugada com a pose e o contexto, poderiam dar a impressão de que se está a mostrar uma criança com fins sexuais. Por isso consideramos este anúncio irresponsável e ofensivo.”

Recentemente, a Prada enfrentou críticas por contratar a modelo Roos Abels, de apenas 14 anos, para desfilar na sua coleção de verão.

Por Joana de Sousa Costa

Artigo anterior

Viajar sem sair do sofá

Próximo artigo

Prada inaugura complexo de artes em Milão