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Recupere o vigor e o brilho da pele segundo dermatologistas

A resolução de se tornar na melhor versão de si mesma passa por estar confortável na própria pele. É por isso que especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston, EUA, partilham as suas principais dicas sobre como melhorar a aparência e saúde da pele.

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«Todos os stresses e excessos podem deixar a pele em mau estado, o que faz com que a pessoa se sinta em baixo também», começa por explicar Megan Rogge, professora de dermatologia no Departamento de Dermatologia McGovern da Universidade do Texas em Houston. «Todos queremos ter uma ótima aparência. A boa notícia é que, com um pouco mais de tempo e esforço, ou às vezes apenas corrigindo maus hábitos, é possível mudar a condição da pele para melhor», explica.

 

O Departamento de Dermatologia McGovern, classificado entre os oito melhores Centros de Excelência em Dermatologia nos EUA, recorre a avanços baseados em evidências científicas para disponibilizar cuidados e conselhos para tratar problemas, como eczema e outras condições de pele, que podem ser particularmente problemáticas no inverno.

 

Como recuperar o vigor da pele

Relaxar

Muitos problemas de pele são provocados ou exacerbados pelo stresse. Portanto, identificar formas saudáveis ​​de manter a calma e relaxar é vital. «A acne, a psoríase, o eczema e certos tipos de perda de cabelo pioram quando se está stressado. Infelizmente, estas são as quatro queixas mais comuns dos meus pacientes», diz Rogge. «É por isso que recomendo encontrar tempo para descomprimir. Praticar yoga ou meditação é uma boa opção, mas até mesmo fazer exercícios respiratórios podem fazer a diferença».

 

Alterar a dieta

Mudar a dieta está na maioria das listas de resoluções de Ano Novo. A boa notícia é que, além de ajudar a eliminar os quilos a mais, a sua pele também vai agradecer por isso. «A pele definitivamente sente os efeitos das escolhas da dieta. Eu aconselho os meus pacientes a comer mais alimentos ricos em antioxidantes, especialmente frutas, verduras, ervas e temperos, uma vez que há evidencias de que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres, que afetam a pele.

 

Também aconselho a terem cuidado com o açúcar. Muitos cafés, doces e sobremesas carregados de açúcar podem elevar os níveis de açúcar no sangue, o que pode causar danos no colagénio. Isso torna a pele menos flexível e mais propensa ao envelhecimento», explica Rajani Katta, professor clínico de dermatologia neste departamento.

 

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Não esquecer a proteção

A aplicação de protetor solar pode facilmente escorregar da lista de tarefas, especialmente quando está frio. Isso pode custar caro à pele. «O protetor solar deve ser um dia-a-dia essencial. É frequentemente associado a ser pegajoso e fedorento, mas a maioria das marcas de produtos para a pele oferece uma versão diária que é mais leve e mais fácil de aplicar», explica Rogge. «Mesmo no inverno, os raios do sol ainda podem emitir radiação ultravioleta prejudicial. Eu aconselho usar um produto com um FPS de 30 e colocá-lo ao lado da escova de dentes para que não se esqueça de o colocar de manhã», remata.

 

A maravilha da água

“Beba mais água!” Pode ser mais fácil dizer do que fazer, mas não é apenas o seu corpo que beneficia, a sua pele também. «É fácil ficar desidratado no inverno. Infelizmente, além da fadiga e outros efeitos para a saúde, a desidratação também acentua linhas finas e rugas», diz Katta. A quantidade que cada pessoa precisa de beber varia, dependendo de quanto transpira e da quantidade que consome através de outras fontes, como bebidas e alimentos.

 

De acordo com informações citadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, as mulheres devem consumir cerca de dois litros de líquidos por dia, e isso aumenta para cerca de três litros para os homens. «Esta é uma das razões pelas quais eu nunca saio de casa sem a minha garrafa de água de aço inoxidável», salienta Katta.

 

Desmaquilhar sempre

Depois de um longo e árduo dia de trabalho, ou de uma festa que durou até tarde, remover a base, o rímel e a sombra dos olhos pode parecer uma tarefa hercúlea. Mas compensa.  Recomenda-se a utilização de um produto de limpeza suave de manhã e à noite e – se a sua pele não for muito sensível – esfoliante, pelo menos, duas vezes por semana.

 

«Qualquer acumulação de sujidade ou de óleo na pele pode deixá-la com mau aspeto. Tal também pode bloquear os poros, resultando em acne e irritações», recorda Rogge. «Isto significa que se deve remover sempre a maquilhagem antes de ir dormir e fazer uma limpeza regular, bem como esfoliação, para remover a camada superior da pele morta. Isso ajudará a manter a pele clara e brilhante».

 

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Durma bem

Com tantos novos projetos empolgantes para começar a enfrentar o novo ano, é tentador reduzir o sono. No entanto, a pesquisa científica apoia a importância do “sono de beleza”. «Enquanto que a pele tem uma capacidade notável de se reparar, a falta de sono enfraquece essa capacidade», diz Katta. «Pesquisadores estudaram os efeitos da falta de uma boa noite de sono na barreira da pele. Num estudo, voluntários que relataram que dormiam mal realmente repararam danos na sua pele mais lentamente do que aqueles que dormiam bem e o suficiente».

 

A importância do hidratante

Se, como muitas pessoas, sofre de pele seca, não é apenas o tipo de hidratante que precisa da sua atenção, mas também o método de aplicação. «As loções são as menos hidratantes devido ao alto teor de água, portanto opte por cremes espessos para maximizar os resultados. Aplicar duas vezes ao dia normalmente é suficiente. Pode ajudar a reter a humidade aplicando o creme enquanto a pele ainda está húmida», explica Rogge.

 

O tempo frio pode tornar a pele seca mais problemática, particularmente as mãos e o rosto, que estão mais expostos. «Tenha um hidratante na mala ou gaveta do escritório para usar depois de lavar as mãos», recomenda Rogge. «Lembre-se ainda que, se a sua pele for oleosa, um hidratante pode não ser necessário e, para peles mistas, existem formulações especiais disponíveis. Seja qual for o seu tipo de pele, existem maneiras de ajuda-la a ficar macia e suave».

 

 

Respirar ar fresco

Depois de tantas festas e salas cheias, os efeitos da má qualidade do ar podem tornar-se visíveis na pele. «Enquanto muitos dos meus pacientes reconhecem o fumo do cigarro como prejudicial à pele e, portanto, não fumam, alguns não percebem que o fumo passivo e a poluição também podem acelerar o envelhecimento da pele», disse Katta.

 

«É por isso que é tão importante evitar essas situações sempre que possível, e ter certeza de que está a comer muitos alimentos ricos em antioxidantes para ajudar a proteger a pele da poluição e dos radicais livres induzidos pelo fumo».

 

Mantenha os bons hábitos

Apesar das boas medidas, os milagres não acontecem da noite para o dia. A pele ótima exige esforço, principalmente à medida que se envelhece, e tudo começa com bons hábitos. «Estabelecer uma rotina de manhã e à noite é crucial porque a maioria dos esquemas de cuidados com a pele dá melhores resultados quando são seguidos consistentemente», disse Rogge. «Mas se determinados produtos não estiverem a funcionar, não tenha medo de experimentar algo novo. Para dar um impulso extra à s pele, pode usar os soros de vitamina C e vitamina E para fortalecer as defesas e melhorar a elasticidade».

 

Também vale a pena ser paciente. «Embora seja natural querer que um produto tenha um impacto imediato, geralmente leva seis semanas para poder avaliar a sua eficácia e começar a notar qualquer diferença significativa», finaliza Rogge. Mas vai valer a pena.

 

 

 

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