Recomeçar (o trabalho) depois da morte
É cruel e injusto, mas as empresas e a sociedade não estão preparadas para lidar com a morte.

É possível recomeçar a trabalhar depois da morte? De facto, sim, é. Mas… em que condições? Perder uma mãe, um pai, um amigo ou amiga, é muito duro e quase insuperável. Mas não menos difícil é voltar ao trabalho depois da morte, porque NADA, mas rigorosamente nada, mudou sem ser a sua vida.
As tarefas, a vida dos colegas, os chefes, as exigências, os objetivos… Nada mudou, mas a sua vida sim.
A sociedade não está preparada para lidar com a morte, ou não fosse ela ‘contranatura’, e por isso temos uns míseros dias para nos recompormos do desaparecimento de alguém.
VEJA TAMBÉM: DESILUSÕES NO TRABALHO: COMO NOS AFETAM?
É cruel e injusto, mas as empresas e a sociedade não estão preparadas para lidar com a morte.
Quais os mecanismos para conseguirmos ‘dar a volta’?
– Fale com a sua chefia sobre o seu estado (esperando que ela entenda)
– Tente, se conseguir, tirar mais uns dias de descanso
– Aceite os seus limites e o seu estado emocional e físico
– Não entre em looping com o trabalho, seja equilibrado nas horas de trabalho
– Aceite novos desafios que o motivem e acrescentem valor à sua vida, porque quando alguém morre, uma parte de nós também morre, por isso encontre novos focos
– Respeite-se e aceite-se, a sua vida mudou, você mudou.
Ana Maria Braga diz: «A vida às vezes te quebra para mostrar que o seu lado mais bonito é o lado de dentro».
Ora, faça isso mesmo, saque o seu lado mais bonito; da calamidade faça uma oportunidade e tente sair dessa experiência dolorosa uma melhor pessoa e um melhor profissional.