Home»AMOR»RELAÇÕES»Reacender a chama da paixão é possível

Reacender a chama da paixão é possível

Ter a capacidade de fazer o outro sentir-se especial pode impulsionar o desejo sexual e, consequentemente, prolongar o relacionamento durante vários anos.

Pinterest Google+
PUB

Muitos casais partilham da opinião de que o desejo sexual diminui ao longo do tempo, mas uma investigação, publicada no ‘Journal of Personality and Social Psychology’, indica que existem maneiras de os casais sustentarem – ou reacenderem – a paixão.

 

Segundo o estudo, os parceiros que têm mais sensibilidade em relação ao outro fora do quarto são mais capazes de manter o desejo sexual. Além disso, o desejo das mulheres é muito afetado pela capacidade de resposta do parceiro.

 

Veja a galeria: Está na hora de se separar?

 

«A capacidade de resposta – que é um tipo de intimidade – é tão importante num relacionamento porque sinaliza que há realmente uma preocupação com o bem-estar um do outro, mas de uma forma aberta e informada sobre as preocupações e desejos do outro», explica Gurit Birnbaum, professora de psicologia, segundo o ‘Science Daily’. Os parceiros que mostram preocupação estão dispostos a investir recursos no relacionamento, isto é, fazem sentir que o relacionamento é especial.

 

O estudo, motivado pelo paradoxo ‘’intimidade-desejo’, reside na contradição entre relações intimas e familiares que muitas pessoas se esforçam para ter e as limitações de tais obrigações para facilitar o desejo. Alguns estudos argumentam que a intimidade a longo prazo pode realmente inibir e não aumentar o desejo sexual. Por exemplo, a necessidade de segurança pode colidir com a sensação de novidade e incerteza, fatores que ajudam a alimentar o desejo. No entanto, este novo estudo sugere que, em determinadas circunstâncias, pode não haver um paradoxo.

 

O que determina se a intimidade solicita ou inibe o desejo não é a sua mera existência, mas o seu significado no contexto mais amplo de um relacionamento. A capacidade de resposta do parceiro tem maior probabilidade de estimular o desejo porque transmite a impressão de que vale a pena investir numa relação com essa pessoa.

 

Veja a galeria: Estarei apaixonada?

 

Numa das experiências do estudo, 100 casais mantiveram um diário durante seis semanas. Ambos os parceiros relataram o seu próprio nível de desejo sexual a cada dia, assim como as perceções que tiveram da capacidade de resposta do seu parceiro.

 

Com os resultados do teste foi possível concluir que quando os homens e as mulheres sentem reciprocidade na sensibilidade e preocupação pelo outro sentem-se especiais e dão mais valor ao/à parceiro/a, o que , por sua vez, impulsiona o desejo sexual.

Artigo anterior

O poder das pérolas e do salto alto

Próximo artigo

Determinação, o melhor amigo da dieta