Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Rastreios gratuitos ao coração

Rastreios gratuitos ao coração

Os rastreios decorrem no âmbito das celebrações do mês do coração, assinalado anualmente em maio.

Pinterest Google+
PUB

A Fundação Portuguesa de Cardiologia vai promover uma iniciativa de sensibilização, com rastreios gratuitos aos fatores de risco das doenças cardiovasculares, nos próximos dias 17 e 18 de maio, entre as 10h e as 18h, na Praça da Figueira, em Lisboa.

 

«Com esta iniciativa pretendemos promover o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, e ao mesmo tempo sensibilizar a população para a adoção de estilos de vida saudável. Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia está a dedicar as comemorações do mês do coração à insuficiência cardíaca porque consideramos que é urgente aumentar o reconhecimento e conhecimento público dos sintomas desta doença», explica Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

 

Veja a galeria: Estratégias nutricionais para aliviar a ansiedade

 

Com o mote ‘Cuide da sua máquina’, a campanha, promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, pretende chamar a atenção da população portuguesa para sintomas que habitualmente não são associados a problemas do coração e que são os primeiros sinais de alerta para a insuficiência cardíaca.

 

Cinco anos é o tempo médio de vida para 50% dos doentes com insuficiência cardíaca, após o seu diagnóstico. A insuficiência cardíaca ocorre muitas vezes devido a lesão do músculo cardíaco, o que pode acontecer após um ataque cardíaco ou outra doença que afete o coração, ou devido a uma lesão continuada e mais gradual, como acontece na diabetes, hipertensão, doença arterial coronária, colesterol elevado, consumo excessivo de álcool ou abuso de drogas. Na maioria dos casos, a insuficiência cardíaca não tem uma única causa.

 

Veja a galeria: Reconheça a síndrome de burnout

 

A campanha do “Mês de Maio – Mês do Coração” decorre este ano em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Direção Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Seguradores.

 

Para mais informações sobre a campanha e sobre as iniciativas de “Maio, Mês do coração” consulte o site: http://www.fpcardiologia.pt/.

Artigo anterior

Tendências nos bolos de noiva para 2016

Próximo artigo

Ter ou não ter amigos no local de trabalho?