Home»BEM-ESTAR»RECEITAS»Rápido e saudável? Cozinhe num wok

Rápido e saudável? Cozinhe num wok

A cozinha asiática é tida como uma das mais saudáveis do mundo, porque utiliza muitos legumes cozinhados com pouca gordura. Veja quatro receitas para introduzir esta alternativa saudável nas suas refeições caseiras.

Pinterest Google+

O sucesso do wok acontece porque se trata de um recipiente que, devido à sua forma, concentra os sucos no fundo, ajudando assim a que os alimentos cozinhem melhor e mais depressa. Quer seja legumes, aves, peixe, carne ou marisco, o wok permite cozinhar uma refeição em poucos minutos. De seguida, damos-lhe quatro receitas do livro ‘Wok – Simples, Natural e Irresistivelmente Exótico’, para experimentar a cozinha típica asiática na sua própria casa.

 

1 – LEGUMES MISTOS (4 pax)

Ingredientes

3 cebolas vermelhas

2 dentes de alho

2 curgetes

2 beringelas

4 tomates

2 pimentos

4 c. sopa de óleo de sésamo

Pimenta moída na altura

Sementes de mostarda

Pó de cominho

1-2 caules de manjericão

1 c. sopa de capim limão seco

500 ml de caldo de legumes

2-3 c de sopa de sementes de sésamo.

 

Preparação

Descasque as cebolas e os alhos e corte-os em cubos. Limpe e lave as beringelas e as curgetes e corte-as da grossura de um dedo. Descasque os tomates, corte-os ao meio, retire o miolo, limpe bem por dentro, lave e corte em bocados grandes.

 

Aqueça o óleo no wok e cozinhe os legumes separadamente durante cerca de 2 a 3 minutos, sem parar de mexer. Coloque depois os legumes juntos no wok e tempere com sal, pimenta, sementes de mostarda e cominho.

 

Limpe, lave e pique finamente as ervas. Junte-as aos legumes e dissolva-as no caldo de legumes. Deixe ferves durante 2 a 3 minutos. Coloque as sementes de sésamo no wok, torre-as sem gordura e espalhe por cima dos legumes.

 

VEJA TAMBÉM: 5 DIAS ÚTEIS, 5 JANTARES VEGETARIANOS PARA A FAMÍLIA

 

2 – PEITO DE FRANGO COM MOLHO DE ALPERCE (4 pax)

Ingredientes

700 gr de peito de frango

4 cm de gengibre fresco

1 chalota

1 dente de alho

3 c. sopa de óleo de sésamo

6 c. de sopa de molho de soja

1 pau de erva limeira

2 c. de sopa de sumo de lima

4 cebolinhas (ou um alho francês)

4 c. de sopa de comporta de alperce

2 c. de sopa de óleo para fritar.

 

Preparação

Corte o peito de frango em pequenos pedaços de 2 cm. Descasque o gengibre, a chalota e o dente de alho e fique finamente. Mistures metade do gengibre com o alho, o óleo de sésamo e 3 colheres de sopa de molho de soja. Arranje a erva limeira, lave, pique finamente e junte o preparado. Adicione o frango e envolva. Deixe a marinar, tapado e no frigorifico, por 3 horas ou mais.

 

Misture o resto do gengibre com o molho de soja e com o sumo de lima. Arranje as cebolinhas, lave, corte as rodelas e misture com a compota de alperce. Aqueça um pouco de óleo no wok, acrescente o frango e salteie. Quando estiver quase pronto, regue-o com um pouco da marinada. Sirva acompanhado com o molho e arroz.

Artigo anterior

Forte de S. Filipe: a beleza de uma fortaleza inspirada num castelo

Próximo artigo

Como guardar roupa entre estações (está na altura das trocas)