Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Quivi: porque deve comer um todos os dias na primavera

Quivi: porque deve comer um todos os dias na primavera

Os alimentos são o meio que a natureza arranjou para transportar a energia do sol para o nosso corpo, esta máquina humana, fantástica, sofisticada, mas que tem de ser renovada com um software atualizado, a cada uma das quatro estações. Só assim podemos manter equilibrado o nosso relógio biológico.

Pinterest Google+

Iniciou-se a primavera, a estação do ano em que tudo floresce, a luz aumenta e os dias ficam maiores. O cheiro no ar traz-nos o prenúncio de dias quentes e todos nós começamos a sentir mais disposição para a vida e mais alegria.

 

Numa sociedade em que se olha demasiado para a imagem externa do corpo, a maioria das pessoas começa a pensar em dietas, afinal daqui a cerca de dois meses é tempo de irmos para a praia.

 

Mas é muito importante não esquecer que é através do alimento que colocamos a energia vital do sol e da terra em nós. Para isso precisamos fazer uma alimentação organizada, equilibrada e com alimentos vivos. São eles:

  • BIOGENICOS – que vão gerar vida nas células, tal como os brotos e os grãos germinados.
  • BIOATIVOS – que ativam a vida nas células e que são os vegetais frescos e crus.

 

VEJA TAMBÉM: FRUTA E LEGUMES BIOLÓGICOS: O QUE DEVE CONSUMIR EM CADA MÊS

 

Já os outros tipos de alimentos, que nos sustentam, não estimulam em nós a mesma força. São eles:

  • BIOESTÁTICOS – mantêm o corpo a funcionar, mas envelhecem as células, porque não as regeneram, e são os cozidos, as frituras e os alimentos armazenados por muito tempo, em stock.
  • BIOCÍDICOS – destroem a vida, porque contêm aditivos químicos e tóxicos que envenenam as células. Refiro-me aos alimentos refinados, conservados, enlatados e industrializados

 

Nunca é demais dizer que cada ser humano deve adequar a sua alimentação de acordo com a idade, a sua atividade física e mental, a região geográfica onde vive, o clima, o estado de saúde (doença) e a estação do ano.

 

Estas regras são na verdade o segredo de uma vida plena de saúde e harmonia

O melhor horário para comermos com qualidade é pela manhã e até à hora do almoço, período em que absorvemos e assimilamos todo o poder do alimento, através do trabalho do estômago, baço e pâncreas. Nesta altura do ano e até ao fim do verão, aconselho alimentos refrescantes, saladas, legumes, frutas e sumos.

 

VEJA TAMBÉM: OS ALIMENTOS MAIS RICOS EM ANTIOXIDANTES

 

Alimentos: Kiwi (ou quivi), a fruta das mil propriedades.

Rico em vitaminas, sobretudo a C, contém por 100grs de fruto, cerca de 85 mg, Vitamina E, importante para preservar a vitalidade dos tecidos, porque é um antioxidante poderoso.

Por isso recomendo que nesta época do ano, em que o nosso corpo começa a reagir ao ciclo da primavera, com mais pólen e muito pó no ar, devemos consumir todos os dias, no mínimo, um kiwi.

Na sua composição mineral, tem fósforo, cálcio, ferro e sódio. Mas também possui fibras, que vão auxiliar o trato intestinal e contribuir para a diminuição da taxa do mau colesterol.

Um estudo realizado na Universidade de Rutgers, em New Jersey, o kiwi é considerado a fruta com maior densidade de nutrientes.

Artigo anterior

Descoberta a fonte da juventude: cortar 15% das calorias atrasa envelhecimento

Próximo artigo

Nestas férias... deixe as crianças sujarem-se