Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Quinoa, o superalimento que invadiu a mesa dos portugueses

Quinoa, o superalimento que invadiu a mesa dos portugueses

Sabia que, do ponto de vista nutricional, a quinoa foi considerada como um dos melhores alimentos de origem vegetal para consumo humano? E que é dos poucos alimentos de origem vegetal com todos os aminoácidos essenciais? Até a ONU o apregoa.

Pinterest Google+

Diz-se que a quinoa “nasceu” há milhares de anos no Peru, apresentando a maior parte das suas características nutricionais apregoadas devido às condições climatéricas e aos solos férteis das terras altas da América do Sul, onde é originalmente cultivada.

 

Se é verdade que há poucos anos não se ouvia falar deste alimento no nosso país, agora parece ocupar um lugar de destaque à nossa mesa, como o “pseudo-cereal’ dos incas.

 

Cada vez mais cresce a vontade de comermos melhor, de forma inteligente. Sem dúvida alguma que o tema da alimentação saudável invadiu as redes sociais, os artigos e reportagens nos media. Afinal de contas, nós somos aquilo que comemos e nunca houve tanta preocupação com aquilo que colocamos no nosso prato. Se antes comer bem era eliminar alimentos considerados “maus”, hoje é muito mais do que isso. É escolher os alimentos certos, mais naturais e genuínos. Conhecendo as suas propriedades podemos tornar o alimento um aliado de uma vida plena, cheia de energia e com uma saúde reforçada. Já muitos ouviram falar sobre a quinoa, sim, mas será que conhecem todos os benefícios deste alimento?

 

VEJA TAMBÉM: AS RAZÕES PORQUE ANDA SEMPRE COM FOME

 

Na realidade, a quinoa é cultivada há mais de 4 mil anos pelas tribos indígenas dos Andes e está a conquistar rapidamente o paladar dos portugueses, não só pela sua versatilidade, mas também pelas suas maravilhosas características nutricionais.

Existem vários tipos de quinoa, das quais se destacam 3:

  • Quinoa branca
  • Quinoa vermelha
  • Quinoa preta

 

A sua cor não altera significativamente a sua composição em termos de macronutrientes, contudo pode notar diferenças no seu sabor, assim como na sua riqueza em antioxidantes. Como em quase tudo na natureza, quanto mais colorido melhor. Por seu lado, a quinoa branca apresenta um sabor mais suave.

 

VEJA TAMBÉM: COM OU SEM CASCA? COMO DEVE SER INGERIDO O QUIVI?

 

De uma forma geral, a quinoa, é versátil e rápida de cozinhar. Este ‘pseudo cereal’ pode ser servido como acompanhamento de carne ou de peixe, em saladas, sopas ou até mesmos como ingrediente de destaque em deliciosas receitas de sobremesas. Quem diria?

 

Do ponto de vista nutricional, a quinoa foi considerada como um dos melhores alimentos de origem vegetal para consumo humano, dado na sua composição apresentar uma relação muito completa no que diz respeito a quantidades e qualidade de proteína, gordura e hidratos de carbono.

Artigo anterior

Partilham, reparam e reutilizam: jovens adultos apostam no consumo colaborativo

Próximo artigo

Alimentos que ajudam a combater as insónias